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Inovação e transformação digital
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Liderança
A transformação digital também tem um impacto diferenciado na liderança, de acordo com uma pesquisa da Mckinsey, citada pela revista Exame. O levantamento apurou que os líderes que aderem à transformação digital crescem cinco vezes mais que os demais. Outro ganho apresentado pela consultoria indica que, entre as vantagens de acompanhar de perto a digitalização, está o melhor preparo para lidar com desafios recorrentes, incluindo uma visão mais clara de papéis na estrutura organizacional, e a melhor capacidade de experimentação.
O mesmo tema foi encampado por Gene Parker, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Novant Health, em um artigo para o site The Enterprisers Project. O executivo foi além e indicou maneiras pelas quais os líderes podem maximizar o valor da transformação digital.
Transformação digital na liderança ainda tem um certo caminho a ser trilhado
A lista de Parker começa com a ação de tornar-se um agente de mudanças especializado. “Como líder, você deve se esforçar para ser um especialista em sua disciplina funcional e alguém que possa apoiar a entrega de metas de negócios”, aconselha. Em sua avaliação, muitas empresas também fazem parceria com organizações de consultoria para obter habilidades específicas que apoiem os objetivos de negócios e as iniciativas de orientação.
Outra dica do executivo inclui o consumo diário de dados, com entendimento e interpretação. “Os dados são um aspecto fundamental da validação de suposições e devem ser integrados aos esforços no nível da equipe”, afirma. De acordo com ele, construir um plano e se comunicar com dados elimina o ruído na liderança de equipes, envolve as partes interessadas e faz ajustes que atendem aos usuários finais onde eles precisam estar.
Apesar dos esforços individuais, os gestores precisam ainda lidar com o contexto de suas empresas. E aqui entra outra pesquisa citada pela Exame e que mostra como estão as iniciativas de transformação digital nas corporações: 62,5% das empresas entrevistadas pretendem investir até 30% do faturamento em processos de digitalização, destaca a matéria.
Os números são estimulantes, mas existem barreiras organizacionais levantadas pela mesma pesquisa. A lista inclui a pouca iniciativa para as mudanças, questões de cultura corporativa, dificuldades técnicas, falta de investimentos, vulnerabilidade na segurança digital e o fechamento de parcerias estratégicas para a transformação. Em resumo: há uma estrada média a ser percorrida pelos líderes mais atentos à digitalização.