close

IA não vai substituir lideranças, afirmam pesquisadores

Uso estratégico da IA envolve conhecimento das ferramentas, incluindo suas limitações

ia liderancas © - Shutterstock
por Redação abril 18, 2023
  • Inovação e transformação digital Mais informações
    Inovação e transformação digital

A evolução da inteligência artificial irá mudar as demandas de tarefas para outras áreas, mas nunca vai substituir a capacidade interpretativa e crítica para a tomada de decisão humana, explicam os pesquisadores Fabian Salum, Paulo Vicente e Karina Coleta, da Fundação Dom Cabral (FDC). Eles defendem, porém, o uso estratégico da IA em artigo do MIT Sloan Management Review Brasil. 

Para o trio de autores, a IA não irá substituir as lideranças humanas, gestores e executivos nas organizações. O caminho é outro: os executivos e as lideranças devem incentivar e promover a capacidade interpretativa e crítica para a tomada de decisão, além de compreender o potencial das ferramentas e suas aplicações, na avaliação deles. 

Lideranças gerenciam a IA

“Apenas a mente humana é capaz de levantar uma série de cenários, probabilidades, correlações, tendências e aspectos empíricos locais de forma analítica”, argumentam. Para eles, esse é um dos motivos que justifica a necessidade de haver pessoas que ajudem a gerenciar os sistemas mais complexos, uma vez que os dados aumentam e mudam diariamente.

“Caso contrário, o maior risco não será a substituição das pessoas pela inteligência artificial e, sim, elas não saberem como aplicar as ferramentas de inteligência”, resumem.

O uso estratégico da IA envolve o entendimento de que as empresas são altamente influenciadas por soluções tecnológicas, apps e programas para gerir seus negócios. E também que a evolução da inteligência artificial irá mudar a demanda de tarefas para outras áreas distintas. 

Da mesma forma, é importante considerar que nem tudo é vantagem competitiva quando se fala de inteligência artificial, uma vez que as evoluções deste campo de pesquisa são muito rápidas.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter