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Não basta ser CEO, tem que ter propósito

Propósito e lucro devem andar juntos, diz o professor Mohanbir Sawhney, da Kellogg School of Management


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por Redação janeiro 11, 2024
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Muitas pessoas costumam associar a vida de um CEO a uma rotina de muito trabalho, mas também de muitas recompensas. Isso é inegável, mas o cargo implica desafios crescentes, sendo um dos principais deles ter “uma visão muito clara de crescimento sustentável”. O professor Mohanbir Sawhney, da Kellogg School of Management, defende que, para desenvolver uma carreira com significado e legado, um CEO deve ter propósito. E para isso, vale o “e”, em vez do “ou”: “propósito e lucro devem andar juntos”, sustenta. “O propósito é a bússola que leva para um lugar desejável para muitos stakeholders, enquanto o lucro é o motor que providencia a energia para chegar lá”, resume o professor.

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O professor Mohanbir Sawhney foi um dos palestrantes do CEO´s Legacy, projeto desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC) e abordado na coluna do professor Heiko Hosomi Spitzeck, diretor do Núcleo de Sustentabilidade da FDC. Além da valorização do crescimento sustentável, Sawhney abordou outras cinco competências necessárias à construção de uma carreira de um CEO com propósito e com uma vida com significado. Abordamos aqui um resumo das principais orientações.

O valor da “liderança inclusiva”

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Um dos aspectos destacados por Sawhney é a importância da “liderança inclusiva”, na qual é necessário criar valor para os stakeholders da empresa, ouvi-los e dar voz a eles. “A liderança precisa ouvir vozes diversas para tomar decisões mais equilibradas”, diz o professor. Outra situação abordada pelo especialista é o peso da “gestão da mudança”. “Num mundo cada vez mais volátil, é necessário saber como liderar a mudança, criar esperança e tratar o medo. A liderança que sabe gerenciar mudanças vai ter vantagens no futuro, porque está mais ajustada ao mercado e a sociedade”, argumenta o líder.

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Saber como solucionar problemas complexos também é uma competência necessária a um CEO, segundo Sawhney. “Os desafios dos negócios, hoje em dia, são cada vez mais complexos. Por isso, se faz necessário saber como destrinchar um problema em suas causas principais, explorar e experimentar diversas soluções, para tomar a melhor decisão possível”, resume o professor.

A importância da “resiliência”

Outra característica que deve ser desenvolvida por um CEO com propósito é a resiliência. Sawhney argumenta que, mesmo com um planejamento estratégico bem-feito, as empresas enfrentam imprevistos, como o que aconteceu durante a pandemia de COVID, guerras e mudanças políticas drásticas. Para driblar estes acontecimentos, é importante reforçar a resiliência, muitas vezes por intermédio de uma diversificação de parceiros, cadeias de valor e mercados atendidos.

A última recomendação é, talvez, uma das mais complexas, que é “acompanhar o desenvolvimento tecnológico” global. “Você precisa usar a Inteligência Artificial todos os dias” diz o professor Sawhney. “Só com o uso continuo você será capaz de entender e aproveitar como um dos primeiros os benefícios para seu negócio. Parte disso é entender que dados vão representar sua vantagem competitiva no futuro”, resume o professor.

Os desafios de um CEO com propósito

O grande desafio para atender aos insights e propostas do CEO’s Legacy é colocar em prática as orientações, a partir da reflexão sobre o negócio, suas metas e seus propósitos. Um dos participantes do programa, inclusive, expôs a preocupação: “o Legacy me tira do dia a dia e proporciona conhecimento. Porém, ainda fica um desafio: como voltamos depois para nosso mundo normal?”, indagou. A resposta é entender como implementar com sabedoria as orientações e direcionamentos expostos pelo professor da Kellogg School of Management.




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