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Habilidade de comunicação é essencial para a liderança

Professor ensina como um bom líder deve transmitir mensagens à sua equipe e evitar retrabalho e prejuízo para a empresa

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por Redação abril 15, 2024
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Pode parecer antigo, mas o recado continua valendo. “Quem não se comunica, se trumbica [tem problemas]”, dizia Chacrinha, considerado um dos maiores comunicadores da televisão brasileira, entre os anos 1950 e 1980. Tantos anos depois, continua sendo um engano pensar que a comunicação tem papel secundário na gestão. Para Guilherme Miziara, professor da Pós-Graduação em Gestão da Comunicação da Fundação Dom Cabral, a habilidade em passar mensagens e direcionamentos de forma objetiva e eficaz é fundamental para o sucesso de qualquer líder.

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Guilherme Miziara (Foto: Reprodução/LinkedIn)

Miziara ensina algumas das principais estratégias que os líderes podem usar para melhorar sua comunicação com os times e, assim, melhorar os resultados das empresas. Para o professor, “quando os líderes se comunicam de maneira clara e concisa, eles podem economizar tempo (próprio e da equipe) e aumentar a produtividade de seu time”. ‌Liderar, segundo ele, é comunicar. E vice-versa.

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Evitando retrabalho e problemas de interpretação

Na avaliação de Miziara, um líder que consegue se expressar de forma clara evita a compreensão errônea de suas mensagens e, também, futuros erros da equipe, que podem gerar prejuízo nos resultados, ao longo do tempo. Uma das vantagens da boa comunicação é que o líder consegue ganhar tempo, pois evita retrabalho devido a falhas de compreensão por parte de seus times.

Algumas estratégias simples podem gerar grandes resultados. Uma delas é tomar cuidado com o uso de siglas e termos técnicos. Dependendo dos interlocutores – se não fizerem parte da equipe direta ou se tratar de uma comunicação com o cliente –, os termos técnicos devem ser evitados ou explicados. Isto evita dois problemas: o primeiro é que a equipe pode ficar constrangida em perguntar o que o que significa a sigla; o segundo é que as pessoas, por desconhecerem as siglas, podem achar, equivocadamente, que sabem seu significado. Apenas para ilustrar, um exemplo é a sigla PDI, que significa tanto Plano de Desenvolvimento Individual quanto Programa de Demissão Incentivada, e dependendo do contexto em que for utilizada, pode gerar problemas de interpretação e entendimento.

Encontrar o culpado não resolve o problema

Outra orientação de Miziara é iniciar cada reunião, tanto presencial quanto online, mostrando claramente qual é o objetivo do encontro. Muitos líderes demoram muito contextualizando o problema, ao invés de mostrarem quais são as soluções possíveis para ele. Também é importante ficar claro para a equipe que você quer resolver o problema e não achar um “culpado”. Isso fará o líder ganhar tempo e agilidade para resolver eventuais conflitos. Aliás, “encontrar o culpado não resolve o problema”. É melhor buscar a solução e ganhar mais engajamento das pessoas.

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Uma atitude que faz diferença é não convidar muitas pessoas para uma reunião. Deve-se selecionar as pessoas estratégicas. Quando há muitos participantes na reunião, o foco pode mudar e existe a tendência de que o tempo gasto seja maior. Escolhendo as pessoas certas, o assunto é explorado com mais profundidade e fica mais fácil de ser compreendido. Tais profissionais também devem entender que replicarão as informações e direcionamentos com o restante da equipe.

Certifique-se de que todos compreenderam os direcionamentos

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Outro ponto importante é o que o professor chama de “confirmação do entendimento”. O líder deve encontrar formas objetivas e deixar a equipe à vontade para confirmar se as mensagens foram realmente entendidas. Isso ajudará a perceber se houve alguma compreensão equivocada, para evitar que a equipe ponha em prática algo não desejado.

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Muitos líderes, depois de uma ou duas horas de reunião, confirmam o entendimento com frases como: “entenderam?” ou “têm alguma dúvida?”. O problema é que as equipes poder ter receio de falar que não entenderam o que foi dito e acabam respondendo de forma automática.




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