close

Dez qualidades que todo líder deve ter, segundo CEO da Disney

CEO da Disney, Bob Iger, diz que, mesmo diante de resultados aquém do ideal, não se deve ceder ao pessimismo. “As pessoas não são motivadas por pessimistas”

qualidades lider © - Shutterstock
por Redação março 19, 2024
  • Liderança Mais informações
    Liderança

De uma infância em família humilde a uma trajetória como mega executivo em grandes empresas, o atual CEO da Disney, Bob Iger, diz que o otimismo é uma das qualidades mais importantes em um bom líder. Segundo publicado no livro do executivo, “The Ride of a Lifetime” (A viagem de uma vida), um sucesso de vendas, “deve haver um entusiasmo pragmático pelo que pode ser alcançado”. Em declaração reproduzida no site Optimist – The Centre For Optimism, Iger acrescenta que mesmo diante de escolhas difíceis e resultados aquém do ideal, o líder otimista não deve ceder ao pessimismo. E acrescenta que “as pessoas não são motivadas ou energizadas por pessimistas.”

Esta matéria conta um pouco da trajetória de Bob Iger e reproduz textos de seu livro com dez dicas para se tornar um bom líder, contidas no Site Leaders League, sendo o otimismo a principal delas. Após entrar para a Disney em 1996, Bob Iger renunciou à função de CEO em 2020, para a qual retornou em 2022. Seu contrato foi estendido por mais dois anos, dando ao executivo mais tempo para encontrar um sucessor. Pelo novo acordo, Iger, que hoje tem 72 anos, permanecerá na função de CEO da Disney até 31 de dezembro de 2026, de acordo com comunicado enviado pela companhia e reproduzido no site Meio&Mensagem.

Leia também:

Não basta ser CEO, tem que ter propósito

Venda de limonada na rua

Sobre o estilo e como Bog Iger progrediu tanto, reproduzimos aqui trechos do artigo “The Jedi Master Behind Disney´s Sucess” (O Mestre Jedi por traz do sucesso da Disney), publicado no site CEO Today. Bob Iger cresceu na cidade de Nova York e seus pais eram trabalhadores que incutiram nele a perseverança e a importância da educação. O pai, John, trabalhava como encanador, enquanto a mãe, Mimi, uma ex-enfermeira, dedicou-se a criar Bob e sua irmã mais nova. A veia empreendedora de Iger se manifestou ainda na infância, quando montou barracas de venda de limonada nas ruas de Nova York e outros pequenos negócios com amigos.

Estas primeiras experiências, diz a matéria do CEO Today, não só ensinaram a Iger os fundamentos dos negócios, mas lançaram as bases para o seu sucesso como líder, chegando a ser um dos mais influentes CEOs na indústria do entretenimento.

Jornada na indústria da mídia

Após sua graduação, Bob Iger embarcou numa rica jornada na indústria da mídia. Em 1974, sua carreira deu uma guinada, quando ingressou na prestigiada American Broadcasting Company (ABC). Suas ideias e estratégias inovadoras levaram a ABC a novos patamares, solidificando sua posição como uma potência na indústria de mídia.

Em 1996, Iger decidiu ir da ABC para a Disney, que na época enfrentava muitos desafios e um futuro incerto. Iger não perdeu tempo e implementou na Disney medidas ousadas, como a aquisição da Pixar, Marvel e Lucasfilm, o que proporcionou um grande crescimento nos anos seguintes. Sob sua liderança, a Disney também abraçou a mídia digital e expandiu sua presença na indústria de streaming com o lançamento do Disney+. Essa mudança permitiu que a Disney alcançasse um público mais amplo e competisse com outros gigantes do streaming.

Leia também:

Cada vez mais confiáveis, líderes precisam de aperfeiçoamento constante

Dez qualidades para ser um bom líder

© – Shutterstock

Reproduzimos abaixo a lista baseada no livro “The Ride of a Lifetime”, de Bob Iger, com as dez qualidades que um bom líder deve ter.

1. Otimismo

2. Coragem

3. Foco

4. Determinação

5. Curiosidade

6. Senso de Justiça

7. Consideração

8. Autenticidade

9. Busca incansável pela perfeição

10. Integridade




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter