close

Como a Inteligência Artificial afeta os negócios?

Professor Associado da Fundação Dom Cabral discorre sobre os impactos - e as possibilidades - da inteligência artificial (IA) nos negócios

ia negocios © - Shutterstock

Por

Diocélio D. Goulart

Professor Associado da Fundação Dom Cabral

  • Inovação e transformação digital Mais informações
    Inovação e transformação digital

As empresas que adotam a Inteligência Artificial (IA) podem se beneficiar de diversas formas, como por exemplo, automatizando tarefas e processos, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional. Além disso, a IA pode ajudar as empresas a tomar decisões melhores, a partir de análises de dados mais precisas e em tempo real. Com a capacidade de analisar grandes quantidades de dados, a IA, usando modelos preditivos com técnicas de machine learning e deep learning, pode fornecer insights valiosos sobre o comportamento dos clientes, tendências de mercado, previsões de vendas e estoques, e muito mais.

Embora a IA seja uma tecnologia poderosa, ela ainda tem suas limitações. Ela não pode substituir completamente o trabalho humano, especialmente em áreas que exigem empatia, habilidades sociais e tomadas de decisões éticas. Além disso, a IA não necessariamente irá eliminar cargos e funções, mas pode ajudar a torná-los mais eficientes e produtivos.

RPA, APIs e outras possibilidades da IA nos negócios

De uma forma prática, a IA pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas e rotineiras, como o preenchimento de formulários, a triagem de e-mails e a categorização de dados, com uso de tecnologias com o RPA – Robotic Processing Automation. Além disso, a IA pode ser usada para fornecer assistência virtual aos funcionários, respondendo a perguntas comuns e fornecendo suporte técnico.

As empresas podem criar bases de conhecimento sobre seus processos críticos de negócios e usar recursos de IA generativa, por meio de APIs (Application Program Interfaces), para rapidamente prover essas informações tanto interna quanto externamente. Essas bases de conhecimento podem ser combinadas com dados externos aumentando o potencial e qualidade das informações usando, por exemplo a tecnologia da OpenAI.

Por fim, concluímos que a IA irá simplificar as tarefas diárias das empresas, como o gerenciamento de informações e dados, a comunicação interna e a otimização de processos. Com tantos benefícios, não é de se surpreender que a adoção da IA esteja crescendo rapidamente em todo o mundo.

ia negocios
Diocélio D. Goulart (Foto: FDC)

* Diocélio D. Goulart é Professor Associado da Fundação Dom Cabral.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter