close

O que é o ChatGPT, que foi destaque em Davos

Executivos no Fórum Econômico Mundial discutem as vantagens oferecidas para empresas e governos pelo sistema de inteligência artificial

chatgpt © - Shutterstock
por Redação janeiro 23, 2023
  • Inovação e transformação digital Mais informações
    Inovação e transformação digital

Gigantes do mundo corporativo que participam do Fórum Econômico Mundial na cidade suíça de Davos têm discutido sobre as vantagens de um chatbot criado em San Francisco. A inteligência artificial generativa, tecnologia que pode criar praticamente qualquer conteúdo, está atraindo não apenas investimentos de risco no Vale do Silício, mas também interesse no fórum. As informações foram publicadas em reportagem no site Infomoney em 18 de janeiro de 2023, baseadas em conteúdo da Agência Reuters.

Quem define a categoria atualmente é o ChatGPT, um chatbot que a startup OpenAI lançou em novembro de 2022. A tecnologia funciona aprendendo com grandes quantidades de dados a como responder a qualquer solicitação de um usuário de maneira humana, oferecendo informações de maneira semelhante a um tradicional mecanismo de busca ou produzindo prosa. O site Take Blipblog define chatbot como “uma ferramenta para conversar com o cliente em linguagem natural por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais, podendo responder por diretrizes pré-programadas ou inteligência artificial”.

Microsoft já investiu US$ 1 bilhão na OpenAl

A Microsoft, que já investiu US$ 1 bilhão na OpenAl, está entre os participantes da conferência em Davos com um grande envolvimento no desenvolvimento do ChatGPT. Os recursos de inteligência artificial “transformarão completamente” todos os produtos da Microsoft, afirmou o presidente-executivo da empresa, Satya Nadella, em entrevista ao Wall Street Journal, destacando que o progresso da tecnologia não tem sido linear.

Em um anúncio que coincidiu com a realização do fórum, a Microsoft disse que planeja comercializar o ChatGPT para seus clientes de computação em nuvem. A empresa também trabalhou para adicionar o software de geração de imagens da OpenAI ao seu mecanismo de busca Bing em um novo desafio para o Google.

Matthew Prince, presidente-executivo da Cloudflare, empresa que defende sites contra ataques digitais, vê a inteligência artificial generativa como boa o suficiente para ser um programador júnior ou um “parceiro de pensamento realmente bom”. Prince disse que a Cloudflare está usando essa tecnologia para escrever código em sua plataforma Workers.

O que é inteligência artificial generativa

chatgpt
© – Shutterstock

O site Mundo do Marketing define a inteligência artificial generativa como ferramenta “que permite criar coisas novas que até agora seriam vistas como exclusivas da inteligência ou criatividade humana. Ela poderá criar em todas as mídias, como texto, vídeo, áudio e imagens, o que fará com que todo meio digital seja alimentado por robôs.”

IA pode ter aplicações militares

Ainda em Davos, Alex Karp, presidente-executivo da Palantir Technologies, fornecedora de software que ajuda governos a visualizarem movimentos de um exército ou empresas a examinar suas cadeias de suprimentos, entre outras tarefas, disse que a tecnologia de inteligência artificial generativa pode ter aplicações militares.

“A ideia de que uma coisa autônoma pode gerar resultados é obviamente útil para a guerra”, afirmou Karp à Reuters.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter