close

Setor de RH também vive a sua transformação digital

Executiva da Sólides revela as tendências para as corporações e profissionais de recursos humanos

ludmilla fernandes Ludmilla Fernandes (Foto: Divulgação)
por Redação março 25, 2024
  • Estratégia e governança Mais informações
    Estratégia e governança
  • Inovação e transformação digital Mais informações
    Inovação e transformação digital

O avanço das tecnologias digitais, principalmente a inteligência artificial e a análise se dados, está causando mudanças nos departamentos de recursos humanos (RH). Agora, os profissionais do setor precisam adquirir proficiência em análise de dados, compreensão de tecnologias emergentes, habilidades de comunicação e adaptação à mudança. Além disso, a capacidade de pensar estrategicamente e liderar a transformação digital passa a ser fundamental.

É o que defende Ludmilla Fernandes, diretora de Novos Negócios da Sólides. A empresa desenvolve softwares para gestão de recursos humanos, com plataformas para recrutamento e seleção, departamento pessoal, treinamento e engajamento de funcionários.

Nesta entrevista, Ludmila explica como as tecnologias estão moldando os departamentos de recursos humanos e revela as principais tendências para as corporações e profissionais do setor. Acompanhe.

Como a tecnologia tem impactado as práticas de recrutamento e seleção de pessoal?

© – Shutterstock

A tecnologia desempenha um papel fundamental nas práticas de recrutamento e seleção atualmente, transformando radicalmente a forma como as empresas encontram e avaliam talentos. Observamos tendências significativas, tais como o uso de inteligência artificial para a análise de currículos e perfis online, a implementação de sistemas de gestão de candidatos baseados em nuvem para facilitar o processo de recrutamento e a adoção de ferramentas de avaliação online para a aferição de habilidades e competências.

O software da Sólides, por exemplo, é uma plataforma de gestão de talentos baseada em inteligência artificial e análise de dados. Por meio dele, as organizações podem otimizar seus processos de recrutamento, identificar candidatos mais alinhados à cultura da empresa e prever o sucesso futuro dos colaboradores. Essa tendência está impulsionando uma abordagem mais proativa e estratégica para o recrutamento.

Com a ascensão de ferramentas de inteligência artificial e análise de dados, como você vê o papel dos profissionais de recursos humanos evoluindo nos próximos anos?

Os profissionais de recursos humanos estão evoluindo para se tornarem estrategistas de talentos. A IA pode ajudar a gestão de pessoas por meio de automatização de tarefas administrativas repetitivas, fornecimento de insights preditivos sobre o desempenho dos funcionários e facilitação na identificação de padrões comportamentais que podem influenciar as decisões de contratação e desenvolvimento.

Quais são os principais desafios do RH atualmente?

Os principais desafios enfrentados pelos departamentos de RH incluem a retenção de talentos, o recrutamento diversificado e a gestão eficaz do desempenho e do desenvolvimento dos funcionários. A tecnologia apoia essas dores por meio de soluções de análise preditiva, avaliação de cultura organizacional e plataformas de aprendizado online.

Você pode falar um pouco mais sobre a tendência de automação de tarefas repetitivas no RH?

A automação de tarefas repetitivas está revolucionando as práticas de recrutamento, permitindo que os profissionais de RH se concentrem em atividades de maior valor agregado, como o engajamento dos candidatos e a construção de relacionamentos. Os benefícios incluem maior eficiência, redução de erros e maior escalabilidade, enquanto os desafios estão relacionados à integração de sistemas e à adaptação cultural. 

As novas tecnologias podem ajudar a melhorar a diversidade e a inclusão nas empresas, especialmente no que diz respeito ao recrutamento e seleção?

© – Shutterstock

Sem dúvidas. A tecnologia pode ajudar a melhorar a diversidade e a inclusão nas empresas através de análises de dados imparciais, ferramentas de recrutamento sem viés e treinamentos online acessíveis a todos os funcionários, independentemente de sua localização ou background.

Com o aumento do trabalho remoto e das equipes distribuídas, quais são as tecnologias emergentes que podem facilitar o gerenciamento de talentos e a colaboração entre os funcionários?

As plataformas de colaboração online, ferramentas de gerenciamento de projetos e softwares de avaliação de desempenho se tornaram essenciais para facilitar o gerenciamento de talentos e a colaboração entre os funcionários. Como exemplo, o software de Gestão de Pessoas da Sólides oferece recursos avançados de gestão de talentos e colaboração online. A plataforma permite que os gestores acompanhem o desempenho dos colaboradores, promovam o engajamento e facilitem a comunicação e a colaboração entre equipes remotas.

Como você enxerga o futuro das entrevistas de emprego com o avanço das tecnologias? Há inovações específicas que estão transformando esse aspecto do processo seletivo?

A tecnologia pode ajudar no processo de seleção das empresas por meio de entrevistas por vídeo, análise de linguagem corporal e utilização da inteligência artificial para avaliação de candidatos. Essas inovações tornam o processo seletivo mais eficiente, objetivo e inclusivo.

Quais são as habilidades essenciais que os profissionais de RH precisarão desenvolver para se adaptarem às mudanças tecnológicas contínuas no ambiente de trabalho?

Proficiência em análise de dados, compreensão de tecnologias emergentes, habilidades de comunicação e adaptação à mudança são as principais novas habilidades do profissional de RH. Além disso, a capacidade de pensar estrategicamente e liderar a transformação digital será fundamental.

Falamos muito de great resignation, great breakup e outros termos que mostram como o turnover é um imenso desafio para as empresas. Como apoiar as organizações nesse sentido, e o que tem sido feito pelas empresas para mudar esse cenário?

Para enfrentar o desafio do turnover, as organizações podem adotar estratégias como programas de desenvolvimento de liderança, investimentos em cultura organizacional e implementação de tecnologias de gestão de talentos. Na Sólides, entendemos a importância da retenção de talentos e uma das maneiras pelas quais ajudamos as empresas é através da análise de dados avançada. Nosso software oferece essa ferramenta para compreender as razões da saída dos funcionários, permitindo ações proativas. Além disso, fornecemos soluções para a avaliação do clima organizacional, identificando áreas de insatisfação e aplicando medidas corretivas.

Outro aspecto fundamental é a criação de uma cultura organizacional forte e positiva. Através de nossos recursos de gestão de pessoas, incentivamos as empresas a promoverem um ambiente de trabalho onde os funcionários se sintam valorizados, engajados e motivados a permanecerem na empresa a longo prazo. Além disso, fornecemos ferramentas para o desenvolvimento profissional e o planejamento de carreira, o que ajuda os funcionários a visualizarem seu crescimento dentro da organização e aumenta seu comprometimento com a empresa.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter