close

Procura por C-level deve aumentar em 2024

Avaliação é de headhunters, que apontam oportunidades para executivos ao longo do ano

c-level © - Shutterstock
por Redação janeiro 22, 2024
  • Educação e aprendizagem Mais informações
    Educação e aprendizagem

O crescimento de operações em várias áreas deve movimentar a procura e o recrutamento de executivos de alto escalão, os chamados C-level. A movimentação envolve CEOs e diretores financeiros e de recursos humanos, entre outros. Para alguns especialistas, a busca, em 2024, será uma das mais intensas por esse nível de profissional. Entre os fatores de aquecimento estão a velocidade impressa por várias organizações e até mesmo a falta de formação de liderança em empresa familiares, cujos membros, agora, passam a ser substituídos por executivos de carreira.

Leia também:

Todas as empresas deveriam ter pelo menos uma mulher no C-level, defende Andrea Mansano

A tendência de maior procura é apontada por headhunters como Flávio Pestana, sócio da Odgers Berndston; Jacques Sarfatti, sócio-diretor da Russell Reynolds Associates; e Ângela Pêgas, sócia da consultoria global Egon Zehnder, em entrevista ao Valor.

Procura por CFOs também deve aumentar

c-level
© – Shutterstock

Outra tendência no radar dos headhunters é a possível maior abertura de mercado via IPOs para 2024, o que deve demandar, por exemplo, a busca atenta por CFOs como profissionais-chave para a condução desses processos. O setor financeiro como um todo, aliás, é um dos quais onde o recrutamento deve continuar aquecido em todos os níveis. No caso do C-level, a escolha adequada de um novo CFO mitigaria impactos negativos, entre alguns dos benefícios.

Leia também:

CFO deverá se transformar em “diretor de desempenho”, aponta PwC

Outro segmento no qual a procura também mantém a temperatura aquecida é o de recursos humanos. Nesse caso, estamos falando na necessidade de profissionais preparados para diversas estratégias, desde planos de sucessão até a aplicação de políticas de inclusão e diversidade, passando pelo desenvolvimento cultural.

A maior profissionalização em áreas como agronegócio e biotecnologia, como aponta a reportagem do Valor, também imprimirá uma busca de executivos C-level em 2024. Outros setores, entre eles os de tecnologia e cibersegurança, igualmente vão se manter entre os mais demandantes por profissionais especializados, e isso envolve todos os segmentos de negócios, na avaliação dos especialistas.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter