close

Maioria das pequenas empresas usa ferramentas digitais nos negócios

Pesquisa do Sebrae e IBGE mostra que 3 em cada 4 pequenas empresas adota recursos digitais para fazer negócios, o melhor resultado desde o início da pandemia

pequenas empresas Foto: Freepik
por Redação setembro 21, 2023
  • Inovação e transformação digital Mais informações
    Inovação e transformação digital
  • Estratégia e governança Mais informações
    Estratégia e governança

A maioria das pequenas e micro empresas do Brasil já utiliza a internet, os aplicativos de mensagens e as redes sociais para fazer negócios com seus clientes, numa escala de três em cada quatro empresas. Este é o resultado da 4ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é o melhor de toda a série histórica da pesquisa, iniciada logo após a chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil.

Em maio de 2020, pouco após o início da pandemia, 59% das micro e pequenas empresas já haviam digitalizado seu negócio. Em abril deste ano, 69% do universo das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) utilizavam ferramentas digitais para alavancar as vendas. A nova pesquisa, divulgada pela Agência Sebrae, mostra evolução de seis pontos percentuais entre abril e julho, quando as micro e pequenas empresas atingiram índice de 73%. Entre os microempreendedores individuais (MEIs), o resultado é ainda melhor: 76%.

Comportamento do cliente exige digitalização

De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, o comportamento dos clientes mudou definitivamente, forçando as empresas a incorporarem as estratégias digitais ao negócio.

“Essa é uma mudança que veio para ficar. No próprio portal do Sebrae, já havíamos identificado um crescimento de 220% na procura por conteúdos sobre o mercado digital, somando 8 milhões de acessos entre 2019 e 2022”, afirmou Décio.

Ainda segundo Décio Lima, a quarta edição da pesquisa reforça que é fundamental hoje que a pequena empresa tenha uma presença digital e que ela busque profissionalizar o uso de ferramentas como o WhatsApp e o Instagram, para aumentar as vendas e fidelizar o cliente.

pequenas empresas
© – Shutterstock

“Toda empresa que abre as portas, atualmente, já precisa nascer atuante nos dois ambientes, físico e digital”, destaca Décio. Porém, para ele, o número de micro e pequenas empresas que não recorrem à internet para vender seus produtos e serviços ainda é considerado muito alto.  

“Essa é questão de sobrevivência para os pequenos negócios. Por isso, é importante estar inserido nos canais digitais, usar de forma proficiente os recursos que a Internet oferece”, afirma o presidente do Sebrae.

Segundo a Agência Sebrae de Notícias, as estimativas de comércio eletrônico, de acordo com as associações do ramo, apontam para um faturamento de R$ 186 bilhões em 2023.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter