close

Contabilidade bem-feita contribui para a rentabilidade

Especialista mostra como investir em bons sistemas de monitoramento de caixa ajuda pequenas empresas a prosperar e a se preparar para imprevistos, como a pandemia

contabilidade © - Shutterstock
por Redação março 8, 2024
  • Desenvolvimento de médias empresas Mais informações
    Desenvolvimento de médias empresas
  • Estratégia e governança Mais informações
    Estratégia e governança

Contar com um bom sistema de contabilidade e mantê-lo em dia é uma das principais ferramentas para levar uma empresa a ter lucro. A afirmação é de Jim Conroy, CEO da The Neat Company, uma empresa que oferece organização de documentos e parceria de crescimento, em especial para pequenas empresas, no artigo “How to Know If Your Business Is Profitable This Very Second” (Como Saber se seu Negócio é Rentável Agora”), publicado no site Entrepreneur.

“A única maneira de saber se o seu negócio é lucrativo a qualquer momento é manter o controle da sua contabilidade. A maneira tradicional de fazer isso era registrar cada transação em um diário. Depois surgiu a planilha. A forma mais moderna de acompanhar o seu negócio é um sistema de gerenciamento de documentos (DMS), que pode capturar dados de diversas formas e armazená-los na nuvem para acesso em diversos locais”, ensina Conroy.

Leia também:

Tecnologia moldará futuro do trabalho

Frequência é importante

Tempo, precisão e frequência são fundamentais para manter a contabilidade em ordem, segundo Conroy.

“Decida quando você fará sua contabilidade e não se desvie de sua programação. Seja preciso e verifique novamente suas entradas e saídas”, diz Conroy. “Você ficará feliz por ter feito isso quando estiver tomando uma decisão importante. Se você acha que precisará de dados em um instante, faça isso com frequência”, acrescenta.

A pandemia de Covid-19 nos ensinou que tudo pode mudar num piscar de olhos e é difícil estar preparado para qualquer circunstância. Mas, se o empreendedor ao menos souber que seu negócio é lucrativo o suficiente para reagir a qualquer mudança de mercado, ele terá chances de sucesso, afirma o CEO.

“Os bancos podem cobrar empréstimos, os negócios podem cair, os concorrentes podem abrir, as demandas dos consumidores podem mudar, tudo pode acontecer com o seu negócio a qualquer momento. Porém, saber que sua empresa é lucrativa o suficiente para reagir de forma adequada é o caminho para o sucesso”, argumenta Conroy.

Uma bússola para investimentos

É importante ter ciência de que conhecer a rentabilidade de qualquer negócio permite ao proprietário reagir rapidamente a qualquer situação. O mercado sabe, também, que conhecer a própria rentabilidade é uma espécie de bússola para saber se é hora de investir ou não para o crescimento – e quanto – ou recorrer a um empréstimo bancário, por exemplo.

Leia tambem:

Guia traz recomendações para as médias empresas serem mais competitivas

De forma básica, para obter uma visão completa de sua condição, o empreendedor deve usar algumas ferramentas, de forma sempre atualizada.

1. Demonstração de lucros e perdas (ou demonstração de resultados): pode haver um grande número de elementos incluídos em sua demonstração de lucros e perdas.

2. Demonstração do fluxo de caixa: uma demonstração de fluxo de caixa concentra-se na liquidez. A fórmula para isso é:

Entrada de caixa – saída de caixa = fluxo de caixa líquido. Lembrando que a entrada de caixa é qualquer fonte de entrada de dinheiro, assim como a saída de caixa (aluguel, serviços públicos e impostos).

3. Análise de receitas x despesas: Some suas receitas e despesas durante um período (digamos, este mês) e compare-as com outro período (o mês anterior ou um ano atrás). Você verá se seu negócio está progredindo e qual o efeito que as despesas estão tendo em sua receita.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter