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Guia traz recomendações para as médias empresas serem mais competitivas

Documento focado na economia paulista mapeia cenário de quatro setores críticos e aponta fatores chave para a competitividade das médias empresas

médias empresas © - Shutterstock
por Redação novembro 24, 2023
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    Desenvolvimento de médias empresas

As médias empresas brasileiras desempenham um papel fundamental na economia do país, gerando empregos e renda. No entanto, elas enfrentam uma série de desafios, como a falta de apoio governamental especializado, a carga tributária pesada e a concorrência com empresas grandes e pequenas. Quando é feito o recorte regional, é possível verificar as dores específicas das empresas de acordo com a realidade de onde atuam. 

O Centro de Inteligência de Médias Empresas da Fundação Dom Cabral (FDC) acaba de publicar o Guia para a Competitividade das Médias Empresas de São Paulo. O documento tem como objetivo projetar tendências macroeconômicas e setoriais visando ampliar o conhecimento, trazer informações e insights sobre os fatores que impactam a competitividade e performance de quatro setores priorizados no estado de São Paulo: alimentos, varejo alimentício, construção civil e transporte e logística.

Os especialistas envolvidos na pesquisa destacam os principais desafios para cada um desses setores, que são:

Indústria de alimentos

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A indústria de alimentos brasileira tem papel crucial na segurança alimentar global e nacional, uma vez que o Brasil é o segundo maior exportador de alimentos do mundo. Entretanto, as projeções para as médias empresas do setor em São Paulo apontam que os custos operacionais crescerão no curto prazo, reduzindo a margem bruta de lucro, demandando maiores cuidados em torno de eficiência operacional, ao mesmo tempo que demandarão estratégias de diferenciação, inovação e customização de ofertas e serviços aos clientes. 

Varejo alimentício

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Este setor é reflexo do bem-estar da população. É altamente sensível aos efeitos da economia sobre níveis de renda, endividamento e consumo das famílias. Portanto, se o Brasil vai bem, este setor acompanha. Mas duas tendências desafiam as médias empresas do setor de forma especial: o crescimento do formato atacarejo e a tendência de regionalização de grandes redes rumo às cidades médias e pequenas. Tais tendências tornam urgente a reflexão estratégica sobre como as médias empresas do varejo alimentício devem se posicionar frente aos concorrentes, que tendem a ser grandes players nacionais e globais.

Construção Civil

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O PIB do Brasil não cresce sem passar pela construção. O setor impacta consideravelmente a geração de emprego e renda, bem como é diretamente impactado por elas e pelas condições de crédito, juros e inflação de custos de mão-de-obra e de materiais. As expectativas para os próximos 3 anos são animadoras devido a uma previsão de aquecimento da demanda, entretanto, os custos de produção tendem a aumentar em proporção superior, razão para a redução das margens em 2023 e 2025. Para melhor aproveitamento das oportunidades dos próximos anos, as médias empresas do setor devem investir em eficiência operacional com novas tecnologias e processos que reduzam custos e tragam aumento de produtividade.

Transporte e Armazenagem

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Um setor com grandes oportunidades para o Brasil e o estado de São Paulo. O Brasil é considerado um dos países com maior potencial logístico do mundo e as oportunidades para as médias empresas de SP são crescentes, na medida que a matriz de transporte se torne mais diversificada e haja mais investimento em armazéns, considerando que há déficit significativo de capacidade estática de armazenagem, pressionada principalmente pelo volume de carga do agronegócio. Esses fatores representam grande oportunidade para investimento e crescimento das médias empresas do setor permitindo que prestem serviços cada vez mais completos e diferenciados para seus clientes.

Superando os desafios e aproveitando as oportunidades

Para aproveitarem essas oportunidades o relatório identificou que em todos esses setores, as médias empresas precisam dar atenção aos seguintes aspectos da gestão para obterem melhores resultados e serem mais competitivas em seus respectivos setores:

  • Resiliência – Construir resiliência sustentável por meio de gestão disciplinada de custos e margens, dado o cenário de incertezas e mudanças permanentes
  • Inovação – Inovar é a chave para as médias empresas lidarem com as pressões de custos operacionais
  • Maturidade digital – Avançar na maturidade digital visando assertividade nas decisões e ganhos de eficiência em gestão
  • Valor da marca e para o cliente – Construir valor de marca e relações com clientes são fundamentais para a sobrevivência no futuro.
  • Internacionalização – A internacionalização é uma alternativa pouco empregada, mas de alto potencial para alavancar o crescimento das empresas desses setores 
  • Governança e Pessoas – Governança e gestão de pessoas são aspectos negligenciados, porém, críticos para o futuro das organizações

O documento foi dividido em quatro e-books, cada um direcionado a uma área – Indústria de Alimentos, Varejo Alimentício, Construção Civil e Transporte e Logística – e oferece orientações práticas e ferramentas para apresentar cenários e apontar caminhos. Para acessar o material gratuitamente, clique aqui.




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