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Aprendizado é o motor para o futuro das empresas

Relatório da Udemy Business sustenta que o investimento no aprendizado constante e individualizado dos funcionários garantirá o crescimento das organizações

aprendizado © - Shutterstock
por Redação maio 30, 2023
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O aprendizado constante dos funcionários é o combustível essencial para sobrevivência e preparo das empresas para o futuro. Nesse contexto, os líderes comerciais nunca foram tão importantes, tendo um papel essencial a desempenhar, que é ajudar seus funcionários a desenvolverem as habilidades de que precisam. O raciocínio está exposto no Relatório de tendências sobre aprendizado no local de trabalho 2023 da Udemy Business, que traça um rico painel sobre o comportamento e as expectativas dos funcionários nas empresas.

O relatório sustenta que os líderes que apoiam o aprendizado, em especial aquele voltado para talentos específicos dos alunos, seguindo suas habilidades, estarão desenvolvendo uma cultura mais forte e vibrante nas empresas e terão como resultado uma mão de obra mais engajada e melhor preparada. Com equipes qualificadas, as empresas estarão prontas para crescer no futuro e bem equipadas para lidar com as constantes mudanças exigidas pelos cenários econômico e empresarial globais.

Trabalho híbrido trouxe desafios

© – Shutterstock

A era pós-pandemia de Covid-19 também trouxe muitas mudanças para as empresas, em especial o trabalho híbrido, o que exigiu novos comportamentos dos funcionários e maior necessidade de aprendizado. O relatório defende que, para terem bons resultados, as organizações precisam atrair e reter seus talentos, e garantir que eles estejam comprometidos tanto com o próprio sucesso, quanto com o sucesso da empresa em que trabalham.

O investimento no talento dos funcionários é uma alavanca poderosa para combater a chamada “The Great Resignation” – A Grande Demissão – ou o “Big Quit” – movimento de demissões em massa surgido no início de 2021, principalmente nos EUA, mas que se verifica também em países como China, França e Brasil, no qual funcionários insatisfeitos se demitem em massa de seus empregos. Segundo reportagem do site InfoMoney, baseada em dados do Departamento de Trabalho norte-americano, somente em setembro e outubro de 2021, cerca de 8,5 milhões de americanos pediram demissão sem ter outro trabalho engatilhado.

Funcionários estão insatisfeitos

O “The Great Resignation” não acabou. Os funcionários continuam deixando seus empregos ou planejando isso em números recordes. De acordo com a Global Workforce Hopes and Fears Survey 2022, da PwC, um em cada cinco profissionais potencialmente vai trocar de empregador dentro de um ano.

O relatório da Udemy Business sustenta que existe um custo real quando os funcionários não estão engajados ou estão ativamente desengajados: US$ 7,8 trilhões, ou 11% do GDP global, de acordo com a Gallup. Até 70% dos funcionários em todo o mundo contemplaram uma grande mudança de carreira em 2022, conforme divulgado em um estudo da ADP Research Institut.

Mas, tudo indica que os funcionários em geral estão dispostos a se engajar em jornadas de aprendizado. Outra pesquisa da PwC apontou, inclusive, que 77% dos profissionais (em todo o mundo) estão dispostos a aprender novas habilidades ou se reeducarem completamente, enquanto 74% veem o treinamento como uma questão de responsabilidade pessoal. Para atender essas expectativas, diz o relatório, os empregadores e seus líderes devem oferecer oportunidades personalizadas de aprendizado.

Considerando a dificuldade de contratar líderes qualificados, diz o relatório da Udemy, as organizações terão mais chance de sucesso se desenvolverem habilidades de liderança junto às suas equipes internas. Isso porque quando os líderes avançam na hierarquia, isso também ajuda a criar uma cultura coesa e o senso de pertencimento que trabalhadores talentosos estão procurando.

O que os funcionários querem estudar?

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Mas, o que os funcionários buscam estudar? A lista de interesses é imensa e variada, embora alguns dados globais possam dar um panorama das expectativas. A plataforma da Udemy Business verificou um “aumento explosivo” do aprendizado de habilidades técnicas – 49% de aumento ano após ano – e do aprendizado de habilidade de negócios – 39% de aumento.

Em relação ao total de horas de estudo consumidas no último ano em todas as habilidades de negócios na Udemy Business, existem alguns destaques relevantes.

Das dez principais habilidades de negócios consumidas, 5 são voltadas para métodos de comunicação ou habilidades de liderança:

  • habilidades de comunicação
  • liderança
  • comunicação comercial
  • reuniões
  • habilidades de gestão

As outras 5 habilidades estão nas categorias de gestão de projetos, operações e ferramentas:

  • gestão de projetos
  • Agile
  • Scrum
  • Certificação Project Management Professional (PMP)®
  • análise de negócios

O estudo de habilidades técnicas também está em ascensão, com destaque para 7 modalidades:

  • Databricks
  • entrevista de designer de sistema
  • desenvolvimento orientado a comportamento (BDD)
  • 5G
  • Microsoft Power Platform
  • criptografia
  • Helm



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