close

Jornadas personalizadas de carreira podem ampliar possibilidades profissionais

Cresce a demanda por soluções que atendem demandas individuais para qualificação profissional

trekker © - Shutterstock
por Redação maio 19, 2023
  • Educação e aprendizagem Mais informações
    Educação e aprendizagem

As mais recentes tendências levantadas para a aprendizagem são certeiras: a personalização é um caminho inevitável. E isso não se limita ao período de formação tradicional, mas também implica nos direcionamentos na vida profissional e na carreira de cada indivíduo. A demanda crescente por soluções específicas vem principalmente de um movimento de profissionais que querem iniciar um novo ciclo em suas carreiras ou buscar uma requalificação para suprir gaps pessoais que os afastam de oportunidades de crescimento nas áreas que atuam. 

Seja em busca de uma posição mais estratégica, ou de um novo caminho, alternativas como o programa de design de carreiras Trekker, da  Fundação Dom Cabral (FDC), oferecem soluções exclusivas para criar trajetórias de desenvolvimento desenhadas a partir do objetivo do indivíduo ou da organização, trazendo uma experiência única e personalizada.

Tatiana Weiss, gerente de projetos do Trekker, explica que o perfil das pessoas que buscam por esse tipo de programa varia, mas usualmente são indivíduos que já ocupam ou vislumbram ocupar uma posição mais estratégica na carreira. “E, para isso, precisam ampliar o repertório de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores”, complementa. 

Esses profissionais procuram apoio por conta própria ou são indicados pelas organizações nas quais trabalham, segundo Tatiana. “Estamos falando tanto de executivos que ocupam altos níveis em suas organizações quanto executivos com high potential, ou seja, gestores que precisam ampliar repertório, estão em transição de carreira, são sucessores em potencial etc”, revela.

Já as organizações podem se beneficiar desse tipo de programa para o desenvolvimento dos executivos, identificando, por exemplo, novos talentos ou mesmo potenciais sucessores. Para Tatiana, são avanços valiosos quando as organizações precisam desenvolver novas competências ou atuar em busca de resultados profundos e duradouros. “Por meio do autoconhecimento, do desenho de uma estratégia personalizada de desenvolvimento e da ação, o executivo renova comportamentos e ganha repertório para novas ações, obtendo resultados transformadores”, conclui Tatiana.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter