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Ter um melhor amigo no trabalho eleva o desempenho

Segundo o Instituto Gallup, contar com esta parceria ajuda no engajamento nas tarefas, aumenta produtividade e lucro e evita que colaboradores busquem outro emprego

melhor amigo © - Shutterstock
por Carla Zacconi 23 de maio, 2024
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Poderia parecer ingênuo, mas a situação está comprovada por pesquisas. Ter um melhor amigo no trabalho, indica o Instituto Gallup, é a chave para o engajamento dos funcionários e o sucesso nos resultados da empresa, incluindo lucro, segurança, controle de inventário e retenção dos próprios colaboradores na corporação. Em artigo, o Gallup diz que a amizade no trabalho também eleva a avaliação dos funcionários sobre a empresa.

Em resumo, o Gallup aponta cinco resultados positivos para os empregados e as empresas :

  • maior engajamento de funcionários com clientes e parceiros internos;
  • melhoria da produtividade;
  • o local de trabalho se torna mais seguro e com menos acidentes;
  • o ambiente permite inovar e compartilhar ideias;
  • os colaboradores conseguem se divertir enquanto trabalham.

Conexão nos bons e maus momentos

conexao entre amigos
© – Shutterstock

O artigo do Gallup explica que ter amigos no trabalho traz melhores resultados para as empresas por estes funcionários estarem mais conectados, nos bons e nos maus momentos, o que envolve ajuda mútua em caso de necessidade. Além disso, pesquisas recentes do Instituto apontaram que ter um melhor amigo no trabalho se tornou ainda mais importante desde o início da epidemia de Covid-19. Os empregados consideraram mais importante do que nunca ter apoio social e emocional de seus melhores amigos durante esse momento de desafio.

O impacto das amizades no trabalho durante a pandemia também foi medido pela pesquisa do Gallup. Do total de pessoas entrevistadas, 39% das que tinham um melhor amigo em 2019 consideraram sua empresa um ótimo lugar para trabalhar, contra 26% dos que não tinham um melhor amigo. Em 2021, a relação subiu para 44% contra 27% e em 2022, os números foram de 44% contra 21%.

Isolamento durante a pandemia

Empregados que foram lançados no mundo do trabalho remoto ou híbrido encontraram em seus melhores amigos uma forma de se manterem conectados com o time. Já os funcionários sem melhores amigos se sentiram muito isolados em casa e sua performance caiu. Ter amigos no trabalho, em um constante cenário de mudanças tecnológicas, também ajudou na atualização dos funcionários

Apesar das muitas vantagens de ter um melhor amigo no trabalho, segundo o Gallup, os líderes enfrentam dificuldade em estimular estas conexões em um cenário de distância física. Nos EUA, apenas dois em cada 10 empregados dizem ter um melhor amigo no trabalho. O Gallup dá dicas de como os líderes podem estimular estas relações, à distância ou pessoalmente.  

1. Promova o envolvimento, começando pelos líderes

O envolvimento com amigos começa pelos líderes que têm melhores amigos no trabalho, dos executivos seniores aos gerentes. Por sua vez, os empregados, em todos os níveis, devem fazer um esforço para se conectar com seus colegas. Por exemplo, empregados podem tornar um hábito fazer rápidas reuniões por vídeo para dizer olá. Trabalhadores totalmente remotos podem reservar cinco minutos antes de uma reunião de time para interação ou agendar um vídeo de colaboração para um determinado projeto. O Gallup convida: “não espere o outro bater na sua porta. Encontre formas de iniciar uma parceria”.

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2. Crie oportunidades interativas

Líderes devem promover atividades interativas para estimular o relacionamento entre os funcionários, liberando algum tempo para isso e criando uma atmosfera que encoraje confiança e colaboração. Os líderes podem, por exemplo, organizar eventos externos ou mesmo almoços improvisados. Os gerentes também podem dedicar um tempo para conversar com os funcionários e, a partir disso, formar parcerias em tarefas, o que estimularia o bom relacionamento entre os colaboradores.

3. Comunique-se sempre

comunicacao no trabalho
© – Shutterstock

A comunicação começa com os líderes dando o exemplo, criando uma cultura na qual o diálogo amigável é a norma. Por exemplo, gerentes podem enviar e-mails semanais a suas equipes, com comentários de reconhecimento, informações sobre o que cada um está fazendo e também mensagens simpáticas como parabéns pelo aniversário.

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Criar laços é complexo

Mas nem tudo é fácil quando se trata de criar laços de amizade no trabalho. Em artigo publicado no MIT Sloan Management Review, Lynda Gratton, uma professora de prática de gerenciamento da London Business School, destaca que muitos funcionários são cautelosos e desconfiados em relação a buscar amigos, temendo que seus colegas queiram aproximação por algum interesse. Ou acreditam ser difícil ser amigo de alguém mais ou menos sênior.

Os números comprovam essa dificuldade. Mesmo antes de os trabalhos serem afetados pela pandemia, uma pesquisa apontou que 76% dos executivos tinham dificuldade em criar conexões com seus times e 58% descreveram seu relacionamento social no trabalho como “superficial”. Segundo Gratton, os números fazem parte de pesquisa desenvolvida e publicada no MIT Sloan Management Review por Constance N. Hadley and Mark Mortensen.

Para ela, o mundo do trabalho vive um paradoxo. “As pessoas frequentemente se sentem isoladas. No entanto, elas são cautelosas ao criar novas relações no trabalho, que poderiam reduzir essa solidão”, diz a professora.




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