A ampliação de Inteligência Artificial (IA) deve aposentar vários tipos de profissão, mas está abrindo espaço para novas ocupações no mercado de trabalho. Essa é a avaliação da consultoria em RH PageGroup, que elaborou uma lista com as profissões que devem se destacar nos próximos anos. A relação ganhou espaço em várias mídias e foi reproduzida pelo site de notícias G1, com detalhamento dos requisitos para ocupar as vagas que devem ser abertas.
Um ponto interessante é que o estudo foi feito com a ajuda do próprio ChatGPT, que é uma ferramenta de IA, contando ainda com a análise de especialistas. Na reportagem, o diretor-executivo do PageGroup, Lucas Oggiam, lembra que a ferramenta “pode impactar diretamente o mercado de tecnologia, com o aumento da procura por profissionais especializados na área”, sinalizando que a especialização pode ser uma boa para quem está em busca de maior empregabilidade.
Profissões em alta com o ChatGPT
A lista começa com o Gerente de Chatbot, o robô que nos atende em várias interações com empresas. Esse profissional, de acordo com a PageGroup, seria responsável pela melhoria dos dados que são a base da interação entre o robô e os clientes. Além de conhecimento sobre inteligência artificial e machine learning, ou seja, aspectos técnicos, ele também deve ter habilidades de comunicação e experiência em gerenciamento.
Outra área potencial envolve o Analista de Chatbot, responsável por configurar e melhorar sistemas de chatbot, de forma a aprimorar a experiência do usuário. Já o especialista em Inteligência Artificial – outra ocupação óbvia para os novos tempos – deve desenvolver soluções para aprimorar a capacidade da máquina de aprender e raciocinar com autonomia, além de criar e testar sistemas de inteligência artificial para resolver problemas complexos.
A lista inclui ainda o chamado Pesquisador de Chatbot, que deve ter habilidades como o conhecimento técnico sólido em áreas como inteligência artificial, machine learning e linguagem computacional, além de possuir uma comunicação clara e didática. Nesse caso, será um profissional encarregado, entre outras coisas, de desenvolver e aprimorar os bots existentes.