O employee experience (EX), ou experiência do funcionário, na tradução literal,  é o que pode separar as organizações que conseguem atrair e reter os melhores talentos, daquelas que sofrem com a alta rotatividade e níveis insatisfatórios de produtividade e satisfação do cliente. Segundo estudo da Metallia, dar voz ao funcionário é perceber o que a sua equipe precisa em tempo real, descobrir o que está funcionando ou não, dar prioridade às principais ações que podem ser tomadas e monitorar o progresso da equipe. 

A Metallia é uma empresa de gestão de experiência e seu estudo aponta que 50% dos funcionários que deixaram a sua última empresa o fizeram sem ter um novo emprego. Dos funcionários ouvidos, 60% disseram que se sentiam esgotados (síndrome de burnout) e emocionalmente exaustos em seus últimos trabalhos. Dos que deixaram os seus empregos devido à pandemia, 70% perceberam que queriam e podiam ter um melhor equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.

Employee Experience pode mudar paradigmas

Muitos gerentes tomam decisões que têm enormes implicações financeiras sobre a experiência do funcionário todos os dias, segundo o levantamento. No entanto, tomam essas decisões sem dados, confiando na intuição, escuta de corredor e em suas próprias experiências e preconceitos. “É por isso que precisamos mensurar a experiência do funcionário para mudar esse paradigma e possibilitar a tomada de decisões orientada por dados e pela voz do colaborador”, diz Melissa Arronte, líder de Prática Global de Experiência do Funcionário da Medallia.

Segundo matéria publicada no site Sólides, o EX é o resultado de uma jornada que se inicia no primeiro contato com a organização, geralmente em um processo seletivo, e se estende até o desligamento. A publicação sustenta que não faltam evidências de que a experiência do colaborador está diretamente ligada aos níveis de produtividade na empresa. A reportagem cita o relatório The Financial Impact of a Positive Employee Experience, publicado em 2018 pela IBM, que mostra que as empresas com EX superior possuem o triplo de retorno sobre ativos (ROA) e o dobro de retorno sobre as vendas (RSV ou margem líquida). Esses dados provam que uma boa experiência é capaz de impactar os resultados do negócio.