close

Clima pode ser um bom negócio, segundo professor da FDC

O tema da vez são as mudanças climáticas, que aparecem como grande oportunidade de negócios

mudancas climaticas © - Shutterstock
por Redação maio 12, 2023
  • Impacto positivo e legados sustentáveis Mais informações
    Impacto positivo e legados sustentáveis

O ESG está está no topo de interesse dos investidores internacionais, nas agendas dos governos de países desenvolvidos e, inclusive, na mídia internacional. O desafio é passar do discurso para a ação, e é aí que boas ideias de negócios têm relevância. É o que defende o diretor do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral (FDC), Heiko Hosomi Spitzeck, , em artigo publicado na revista Época Negócios.

“Olhando as evidências, você vai se perguntar: cadê as ações das empresas? Mesmo com a pressão alta, ainda vemos pouco movimento neste sentido. Porém – uma coisa ficou clara: boas ideias de negócios que contribuam no combate às mudanças climáticas têm melhores perspectivas”, argumenta. Ele mesmo responde com um exemplo de um trio de profissionais da cooperativa de crédito Sicredi Dexis: Ana Goffredo, Gabriela Ottoboni e Felipe Morgon.

Os três criaram projetos para a Sicredi Dexis atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) ainda em 2019. A ideia era melhorar um produto de financiamento da cooperativa, estimulando os clientes a usarem placas solares e, portanto, energia limpa. O resultado foi uma solução para os associados, ao tornar a Sicredi Dexis parte do ecossistema que conecta fornecedores de placas solares.

Em janeiro de 2023, a iniciativa da cooperativa – a partir da ideia do trio de profissionais – já somava 4.866 projetos financiados, responsáveis pela geração de mais de 4 milhões de kWh por mês. O projeto se beneficiou de funding internacional do Banco de Desenvolvimento do Japão e do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Já o saldo de crédito da Sicredi Dexis neste produto ultrapassa a marca de R$ 185 milhões e a inadimplência mais alta não chega a 0,45%.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter