close

Mestrado profissional é opção para executivos que buscam aprofundamento e aplicabilidade 

Programa de pós-graduação stricto sensu é diferente de MBA e tem características próprias regulamentadas pelo MEC

mestrado profissional © - Shutterstock
por Redação 29 de agosto, 2023
  • Educação e aprendizagem Mais informações
    Educação e aprendizagem

O mestrado profissional é regulamentado no Brasil pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O programa é definido como uma modalidade de pós-graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais e tem como meta agregar maior competitividade e produtividade nas organizações, sejam públicas ou privadas. Isso significa que ele se destina àqueles profissionais que decidem se aprofundar em uma área do conhecimento, visando sua aplicação no mercado de trabalho.

O que é mestrado profissional?

mestrado profissional
© – Shutterstock

Os Mestrados Profissionais têm uma estrutura curricular singular. Privilegiam  a ênfase na articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada ao campo de atuação profissional específico. 

Na prática, isso é alcançado  por meio de um quadro docente que inclui profissionais reconhecidos em suas áreas de conhecimento por sua qualificação e atuação destacada em campo pertinente ao da proposta do curso. 

Qualidade do curso

Outro diferencial é o trabalho final do curso (TCC). Apesar de ser possível ter vários formatos, o TCC do mestrado profissional deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno e de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, podendo ser apresentado em diversos formatos.

Essas características diferenciadas também merecem atenção especial em relação ao acompanhamento da qualidade dos mestrados profissionais, que é feita pela Capes, seguindo a legislação específica sobre o tema. Entre os alvos de acompanhamento estão os critérios operacionais e normas necessárias para dirigir e controlar sua implantação e desenvolvimento desse tipo de pós-graduação.

Mestrado profissional ou Executive MBA? E qual a diferença para o mestrado acadêmico?

O mestrado profissional é um programa de base científica que apresenta o mesmo rigor de um mestrado acadêmico. Portanto, exige muita dedicação e estudo. “As leituras são longas e densas, pois são baseadas em artigos acadêmicos publicados em periódicos científicos”, diz Ana Burcharth, professora da Fundação Dom Cabral (FDC). “Além disso, o estudante deve defender sua pesquisa de dissertação ao final do programa”, complementa.

O contexto do mestrado profissional é distinto, pois é voltado para a formação de executivos. Outro destaque é a sinergia entre docentes e estudantes, pois esse tipo de formação combina equipe de professores, com ampla vivência organizacional e produção científica relevante, e estudantes que são gestores seniores com longa experiência executiva.

Essa formação não deve ser confundida com o MBA: enquanto o Executive MBA explore as competências de gestão de maneira holística e sistêmica, o mestrado profissional apresenta uma natureza reflexiva e analítica, pois é um programa baseado na proposta de valor de profundidade, em que o mestre se torna expert em um campo específico da Estratégia ou Liderança. “Ele fomenta reflexões sobre os fenômenos das organizações, suas correlações com os indivíduos, ambiente e interações com seus ecossistemas”, explica Ana. 

Leia também:

O que é MBA? 

Consumidor X produtor de conteúdo

O mestrado profissional ainda amplia a visão crítica e exercita a capacidade de abstração ao trabalhar a competência de produção de conhecimento. “Mais do que aprender a ‘consumir’ conteúdo, o estudante aprende também a ‘produzir’ conteúdo”, ressalta a professora. Conteúdo este que segue metodologias legitimadas pela comunidade científica.

Mestrado profissional é interessante também para quem quer dar aula

mestrado profissional
© – Shutterstock

Quem faz um mestrado profissional pode, sim, dar aula. O título de mestre é uma porta para novas e múltiplas carreiras: pesquisa, consultoria, educação executiva e conselho de executivos. Além disso, o aluno está apto para seguir para um doutorado, assim como no caso do mestrado acadêmico.

No caso da Fundação Dom Cabral, o mestrado profissional em administração (MPA) é estruturado em duas linhas de pesquisa – Estratégia e Liderança. Ao se inscrever, o candidato escolhe qual das duas pretende seguir. O programa tem duração de 24 meses, com as atividades presenciais, realizadas no Campus Aloysio Faria, em Nova Lima (MG), durante quatro dias a cada dois meses.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter