close

O que é MBA? 

Entenda a diferença entre MBA, Executive MBA, Especialização e Mestrado, e saiba como escolher a melhor opção para o seu momento

o que e mba © - Shutterstock
por Redação fevereiro 2, 2023

O MBA (Master of Business Management) é uma formação em gestão geral a partir de conhecimentos e experiências que dão uma visão sistêmica dos negócios em áreas como marketing, finanças, estratégia, design organizacional, gestão de pessoas e liderança. Além disso, temas contemporâneos como inovação, transformação digital, propósito, ESG e business analytics têm ganhado cada vez mais espaço nos currículos de MBA em todo o mundo.

Entretanto, ainda há muita confusão sobre os termos MBA, Executive MBA, Especialização e Mestrado. Todos eles são programas de pós-graduação, mas cada um é voltado para um público específico e tem objetivos distintos. Para ajudar nessa distinção, preparamos uma breve descrição de cada programa:

MBA

Programa lato sensu de gestão geral, voltado para profissionais recém-formados ou com pouco tempo de experiência profissional. No mercado internacional, em geral, é um programa de tempo integral, ou seja, as aulas acontecem durante o dia e os participantes se dedicam integralmente aos estudos. 

No Brasil, o termo MBA vem sendo confundido com Especialização. Entretanto, o MBA tende a ser um programa mais generalista, enquanto a Especialização é mais focada em uma área específica de formação. A AMBA (Association of MBAs) estabelece um mínimo de 1.800 horas para um programa de MBA certificado, incluindo atividades síncronas e assíncronas.

Executive MBA (EMBA)

Programa lato sensu de gestão geral, voltado para profissionais que já possuem conhecimentos e experiências anteriores em gestão (a FDC, por exemplo, requer um mínimo de 10 anos de experiência profissional e 5 anos em gestão). 

mba
© – Shutterstock

O EMBA proporciona uma visão abrangente das diferentes dimensões da gestão a partir de conceitos, ferramentas e experiências, além da troca de conhecimentos entre os próprios participantes. 

Os EMBAs certificados pela AMBA seguem os mesmos critérios de carga horária acima, ou seja, mínimo de 1.800 horas. Em geral, as aulas em um MBA Executivo acontecem em módulos de imersão. Exemplo: uma semana a cada dois meses, à noite ou aos finais de semana, permitindo à (ao) participante conciliar os estudos com suas atividades profissionais. 

Especialização

Programa lato sensu de gestão geral, com especialização em áreas específicas à escolha da(o) participante. Exemplo: gestão de negócios, gestão de projetos, marketing e finanças. 

Em geral, é voltado para profissionais em início de carreira e/ou empreendedores com aproximadamente cinco anos de experiência profissional e que conciliam as suas atividades profissionais com os estudos. 

O MEC exige que programas lato sensu como MBA, EMBA e Especialização, tenham carga horária mínima de 360 horas. Dessa forma, é comum os programas de Especialização se basearem nessa referência para estabelecer sua carga horária. 

Mestrado

Programa strictu sensu que proporciona aprofundamento em uma área visando gerar novos conhecimentos para contribuições acadêmicas e, no caso dos mestrados profissionais, incluem um viés para aplicações práticas. Ele requer a realização de uma dissertação e confere um diploma de mestre ao final. 

A Capes estabelece um mínimo de 360 horas síncronas para os programas de mestrado, ou seja, sem contabilizar trabalhos finais, horas de preparação para disciplinas e horas de dissertação. 

Em termos de formato e duração, as ofertas variam. Em geral, os programas de pós-graduação acima possuem duração entre 18 e 24 meses, a depender do formato (presencial x online x blended (híbrido); aulas durante o dia x aos fins de semana x módulos de imersão) e da carga horária. 

MBA executivo x MBA

À medida que o MBA se tornou mais popular, diferentes opções começaram a surgir. Em 1943, a Chicago Booth School of Business tornou-se a primeira escola a oferecer um programa de MBA Executivo, destinado a profissionais com carreira executiva já amadurecida. A principal diferença entre os programas de MBA e MBA Executivo condiz com o nome: os MBAs executivos são destinados a profissionais que já alcançaram cargos de gestão ou liderança.

chicago booth school of business
© – Shutterstock

Como resultado, os alunos de MBA Executivo tendem a ter mais experiência profissional do que os alunos de MBA convencional. Mesmo aqueles profissionais que já experimentaram alguma progressão na carreira podem buscar um MBA Executivo para ampliar seu olhar sobre a gestão, desenvolver competências de liderança e se preparar para assumir cargos mais altos.  

Quais são os requisitos para um MBA e como se preparar?

A maioria dos programas de MBA são direcionados a profissionais com alguma experiência de mercado, sendo que os Executive MBAs normalmente requerem experiência em cargos de gestão. Além do diploma de graduação e histórico escolar, geralmente o candidato também precisa apresentar um teste de proficiência em inglês. O processo de seleção em geral inclui análise de currículo e entrevistas. 

Para se preparar, é importante que a(o) candidata(o) pesquise sobre o programa de interesse, entenda seu propósito e avalie o quanto está alinhado com os seus objetivos pessoais de aprendizado e o momento de vida e de carreira. 

Para a entrevista, em especial no caso do Executive MBA, é importante destacar os seus principais desafios e conquistas na trajetória profissional, além de demonstrar clareza em suas aspirações, competências atuais e a serem desenvolvidas. 

Qual é a importância do MBA para a carreira?

mba para carreira
© – Shutterstock

De acordo com a AMBA, a partir de uma pesquisa com mil alunos, há uma grande expectativa na trajetória de carreira após a realização de um MBA ou EMBA. O levantamento mapeou que 61% dos graduados têm expectativas de se tornarem membros de conselho, CEOs ou proprietários(as) de uma empresa nos próximos 10 anos.

Para eles, o MBA/EMBA os ajuda a conseguir uma promoção, expandir a área de atuação, mudar de carreira, equipa para iniciar seu próprio negócio, desenvolve habilidades e permite adquirir conhecimentos sobre o mundo dos negócios, além de melhorar a sua rede de contatos. Outro ganho apontado foi a mobilidade internacional, além da diferenciação no mercado de trabalho. 

Aqui no Brasil, os dados do MBA Executivo da FDC indicam que 77% dos participantes tiveram ascensão profissional em até dois anos após a conclusão do programa. Outro dado importante é que 46% estavam em cargos de diretoria em até dois anos. E mais: 87% indicam o Executive MBA FDC para outros profissionais.

Quais os diferenciais do EMBA da FDC?

Na Fundação Dom Cabral, posicionada como a 9ª Escola de Negócios do Mundo, de acordo com o Ranking do Financial Times, o propósito do Executive MBA é “desenvolver líderes capazes de gerar valor e crescimento sustentável para suas organizações e para a sociedade, inspirando e promovendo a confiança e ética”. É o que explica o artigo escrito por André Lúcio Santos de Almeida e Lívia Lopes Barakat, professores da instituição, além de Carla Adriana Arruda Vasseur, diretora do EMBA da FDC. “Foram identificados então quatro eixos de aprendizagem do programa: sociedade, ambiente global de negócios, organização e indivíduo”, diz o texto. 

O programa pretende que seus egressos sejam capazes de lidar com os paradoxos inerentes à gestão, otimizando performance e progresso e promovendo o desenvolvimento sustentável de suas organizações e sociedade. Espera-se que os participantes do EMBA  retornem ao mercado em níveis decisórios (gestores seniores e/ou C-level) com uma profunda reflexão acerca de seu propósito como líder, fundamentado em valores humanos e sociais e com habilidades cognitivas e afetivas que permitam a tomada de decisão em contextos complexos.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter