O mundo empresarial está em rápida transformação, sobretudo com o surgimento de novas tecnologias e modelos de negócios, e isso exige das empresas um jogo de cintura para suprir com as lacunas de talentos que surgem nesse processo. Uma pesquisa da McKynsey sobre as necessidades futuras de força de trabalho mostra que quase nove em cada dez executivos já percebem o problema em suas organizações e que a requalificação tem sido a principal escolha para resolver o problema.
O objetivo mais citado dos esforços de requalificação é permitir a implementação de uma nova oferta, modelo de negócios ou estratégia. O não suprimento de algumas lacunas pode até levar a interrupção de parte dos papéis que as empresas cumprem. Na indústria, por exemplo, empresas de serviços financeiros e telecomunicações são as mais propensas a terem esse nível de interrupção, de acordo com a pesquisa.
Para serem eficazes no preenchimento das lacunas, aponta a McKynsey, as organizações precisam fazer um trabalho de base, que passa por:
- Entender suas atuais lacunas de talentos
- Decidir quais ações tomar para suprir as demandas
- Construir capacidade de treinamento e parcerias
Diagnóstico para identificar lacunas de talentos
Para que entendam suas necessidades atuais, as organizações precisam investir tempo e recursos em um diagnóstico preciso. Isso passa por avaliar as habilidades atuais da força de trabalho da empresa, as eventuais lacunas existentes e prever as necessidades futuras. Cada habilidade existente deve ser comparada com as necessidades estratégicas do negócio.
Definindo prioridades no suprimento das lacunas de talentos
Uma vez feito o diagnóstico, as empresas devem decidir quais ações tomar. De acordo com a pesquisa, preencher lacunas de talentos exigirá uma mistura de abordagens, como contratação e requalificação. Para cada abordagem, é necessário escolher programas ou iniciativas específicas. E isso inclui a seleção de quais funcionários serão qualificados primeiro. Enquanto isso, as empresas devem preparar os funcionários para as mudanças em curso.
Requalificação é mais eficaz com parcerias
Construir capacidade de treinamento e parcerias é essencial para suprir as necessidades das empresas nesse mundo de rápida mudança. Assim, as empresas devem estruturar uma jornada de aprendizado para ajudar os funcionários a aprenderem e reterem novas habilidades e aplicá-las no dia a dia. Isso inclui treinamento com outros funcionários com experiências semelhantes e aprendizado durante a execução de tarefas. Isso envolve também recursos externos de aprendizagem, como plataformas online, universidades e outros.
Segundo os executivos entrevistados pela McKysney, os primeiros esforços de requalificação da força de trabalho têm dado resultados. Quase sete em cada dez entrevistados relataram que os impactos do treinamento nos negócios foi maior ou igual ao investimento feito nessa atividade. Os respondentes também perceberam melhorias em indicadores-chaves de desempenho, incluindo a satisfação dos funcionários.