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Inteligência artificial pode revolucionar mercado de trabalho, mas exige qualificação

IA deve modificar o mercado de trabalho e empresas precisam começar a investir em treinamento e contratação de novos talentos

Inteligência artificial mercado de trabalho © - Shutterstock
por Redação novembro 23, 2023
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Os novos recursos de Inteligência Artificial (IA) Generativa deverão revolucionar o mercado de trabalho e desafiar as empresas a investir não só em treinamento de mão de obra, mas, também, em contratação de novos talentos com foco nas habilidades de IA. Para as empresas usufruírem de todos os benefícios da IA, de nada adianta a aquisição de programas avançados, se não  houver capacitação da força de trabalho, de preferência atuando em um ambiente inclusivo e bem focado.

Em artigo publicado no site do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Sloan Management Review Brasil, a vice-presidente regional de Ignite na Salesforce, Lucimary Henrique, mergulha na necessidade de mudança no mercado de trabalho, com o advento da IA generativa. A executiva destaca que, mesmo com tanto barulho em torno da Inteligência Artificial e suas vantagens, muitas empresas ainda não estão preparadas para implementar com sucesso a IA e outras tecnologias emergentes – habilidades digitais, preocupações éticas e de segurança estão entre as principais barreiras enfrentadas por quem usa (ou planeja usar) essas inovações.

Empregos especializados em IA são os que mais cresceram neste ano

Lucimary Henrique cita artigo do Fórum Econômico Mundial ,que indica que os empregos especializados em IA e aprendizado de máquina são os que mais cresceram neste ano no mercado de trabalho, vistos como grandes oportunidades para atender melhor aos clientes, impulsionar o crescimento e aumentar a produtividade.  Esse crescimento surge como mais um elemento que sustenta a necessidade de investimento em mão de obra.

Mas, o que mais impressiona é um estudo, realizado pela University of Pennsylvania, mostrando que a necessidade de aprendizado será muito duradoura. O estudo aponta que a ampla disseminação da IA deve modificar pelo menos 80% das atividades de todos os empregos no planeta. Ou seja, oito em cada dez trabalhadores terão que aprender a lidar com as ferramentas de IA e as empresas terão o importante papel de treiná-los. É uma revolução no mercado de trabalho.

A executiva argumenta em seu artigo que “a rápida evolução da Inteligência Artificial generativa nos colocou em um momento marcante na história da evolução tecnológica” e nos mostrou “que tem o potencial de transformar todos os aspectos de nossas vidas profissionais e pessoais”. Lucimary Henrique compara essa revolução com a guinada trazida pelos e-mails e mensagens de texto na comunicação da virada do milênio.

Mercado de trabalho: “antes vem o estudo, depois a prática”

© – Shutterstock

Lucimary defende que, ao implantar a IA, as empresas devem atuar de forma inclusiva e intencional, e não improvisadamente. “Adotar IA de forma eficaz requer preparo da infraestrutura tecnológica, estabelecimento de uma estratégia de dados sólida, processos e protocolos de segurança rígidos e diretrizes éticas adequadas. Compreender como a IA e a automação funcionam e como serão aplicadas é mais importante do que apenas adquirir a tecnologia – os processos e as pessoas vêm antes, e depois a tecnologia; antes vem o estudo, depois a prática”.

Para Lucimary, “o primeiro passo para começar a aproveitar todo o potencial da IA generativa é a capacitação da força de trabalho”. “As habilidades e a confiança necessárias para incorporar novidades como essas no dia a dia são responsabilidade das empresas. Com o entendimento de como a IA pode resolver prioridades, problemas e otimizar processos, essa capacitação tem se tornado realidade”, sustenta.

A executiva defende ainda que, em termos de mercado de trabalho, em um mundo digital e em constante transformação, é fundamental ir além da capacitação dos funcionários e englobar também a contratação de talentos com foco nas habilidades de IA. “É mais uma maneira de desenvolver uma cultura de incentivo à inovação e à aprendizagem contínua da força de trabalho, à medida que a IA se integra a todos os aspectos da organização e outras tecnologias surgem”, diz Lucimary.

A IA Generativa e o aumento da produtividade

© – Shutterstock

Com a abordagem adequada no uso da IA, as empresas podem destravar todo o seu potencial para entender a jornada dos seus clientes e aumentar a produtividade e a integração de suas equipes. A IA Generativa, além de eliminar muitas tarefas manuais, pode aprimorar o processo de geração de ideias e de conteúdo estratégico voltado ao cliente.

“Estamos diante da chance de redefinir a forma como o trabalho é realizado, de agregar ainda mais valor aos serviços e produtos e de nos destacarmos com jornadas personalizadas e fluidas, sem rupturas. A construção de um novo futuro do mercado de trabalho está ao alcance de todos nós”, conclui Lucimary.




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