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IA generativa: conheça a tecnologia que pode superar a criatividade humana

A inteligência artificial (IA) generativa está a caminho de se tornar não apenas mais rápida e barata, mas também melhor do que a capacidade de criação dos humanos para negócios

ia generativa © - Shutterstock
por Redação janeiro 5, 2023
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Nós humanos somos bons em analisar as coisas, mas as máquinas podem ser ainda mais efetivas, ainda mais quando analisam um conjunto de dados para encontrar padrões de casos de uso prevenindo fraudes, detectando spams ou prevendo qual vídeo do TikTok você gostaria de ver em sequência. Sim, esses são exemplos da chamada inteligência artificial (IA) analítica e já conhecida por muitos. Agora, contudo, o que se tem é um novo tipo de IA, que pode gerar algo novo em vez de analisar alguma coisa que já existe. 

Essa é uma definição simples para a IA generativa. Até recentemente, as máquinas não tinham chance de competir com os humanos no trabalho criativo – elas eram relegadas à análise e ao trabalho cognitivo mecânico. Porém, elas estão começando a ficar boas em criar coisas bonitas e sensatas. E, mais importante, a IA generativa está a caminho de se tornar não apenas mais rápida e barata, mas também melhor do que a criação humana. 

IA generativa deve influenciar mercados

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© – Shutterstock

A mudança deve afetar todos os setores que exigem a criação de trabalhos originais. Isso inclui de mídias sociais a jogos, publicidade a arquitetura, codificação a design gráfico, design de produto a direito e marketing a vendas.

Certas funções, aliás, podem ser completamente substituídas pela IA generativa, enquanto outras têm maior probabilidade de prosperar a partir de um ciclo criativo interativo entre humano e máquina, sendo que a tecnologia deve desbloquear uma criação melhor, mais rápida e mais barata em uma ampla gama de mercados finais. 

Os campos que a IA generativa aborda tanto em trabalho de conhecimento quanto em trabalho criativo, compreendem bilhões de trabalhadores, tornando os profissionais pelo menos 10% mais eficientes e/ou criativos. 

Há especialistas que estimam que até 90% do conteúdo online pode ser gerado sinteticamente até 2026. O termo mídia sintética refere-se à mídia gerada ou manipulada usando inteligência artificial, que pode ganhar outro patamar com a IA generativa. Mas há um porém que deve estar no radar: o aumento da tecnologia aprimorada também pode levar à desinformação. 




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