Numa sociedade em transformação acelerada, a gestão pública ganha cada vez mais importância. Afinal, os governos precisam fazer frente às novas demandas que surgem nesse processo. Bons gestores públicos precisam estar preparados para avaliar os cenários existentes e atuarem para serem agentes da transformação no plano da gestão e das políticas públicas.
- O que é gestão pública?
- Gestão pública no Brasil
- Órgãos públicos são parte da gestão pública
- Saber gerir recursos públicos é chave
- Transição de governo
- Gestor público é responsável pelo gerenciamento do setor público
- Algumas das tarefas do gestor público são:
- Onde trabalhar na gestão pública
- Gestão pública: salário e carga horária
- Curso superior
- Grade curricular
O que é gestão pública?
Gestão pública ou administração pública é o poder de gestão do Estado para criar leis, cobrar impostos, fiscalizar e regulamentar, por meio dos órgãos públicos e instituições. Esta área é responsável por trabalhar pautas de interesse coletivo que geram impacto na sociedade, como saúde, educação, e segurança pública.
Em outras palavras, gestão pública é a administração voltada para o bem-estar coletivo, sendo que os gestores públicos são responsáveis por gerenciar os recursos de forma eficiente. Assim, a gestão pública tem o objetivo de analisar a configuração da sociedade e buscar formas de melhorá-la por meio das políticas públicas. Essa área tem uma grande responsabilidade de garantir a excelência nos serviços fundamentais para a população.
Saiba mais sobre as melhores práticas e desafios da gestão pública neste artigo completo.
Gestão pública no Brasil
A gestão pública no Brasil vem passando por mudanças significativas. Os gestores públicos estão cada vez mais atentos à importância de uma gestão eficaz, visando à geração de valor público e ao desenvolvimento social, por meio de práticas inovadoras e foco em resultados. Assim, com a formação das novas lideranças, está ficando para trás a visão de gestão pública ineficiente e um novo momento está surgindo.
Temas como gestão para resultados, qualidade e produtividade na administração pública, liderança e gestão de pessoas vêm ganhando importância no setor público. A gestão pública também vem se modernizando com a transformação digital que perpassa as empresas. Governança é outro tema de destaque na área.
Órgãos públicos são parte da gestão pública
Os órgãos públicos são o meio pelo qual a gestão pública é possível. Via de regra, os órgãos públicos não possuem uma personalidade jurídica própria – ou seja, um CNPJ. Quem responde pelos seus atos é a instância jurídica que o criou – União, estado, município ou Distrito Federal.
Vale lembrar que as organizações não governamentais (ONGs) também estão no escopo da gestão pública. Embora sejam consideradas instituições privadas, elas não têm fins lucrativos e podem atuar nas mesmas áreas que os órgãos públicos, como saúde, educação, trabalho, e direitos das minorias.
Saber gerir recursos públicos é chave
A gestão pública, e a figura do gestor, tem como uma de suas atribuições a gestão dos recursos públicos. Em tempos de crise, essa gestão é ainda mais importante para que o dinheiro seja direcionado para as áreas certas. Profissionais que saibam otimizar recursos públicos são essenciais no setor. Eles precisam desenvolver o olhar para redução de custos e aumento na eficiência dos processos.
Transição de governo
Em tempos de eleições, as transições de governos também são temas chave no contexto do setor público. É necessário que haja papéis bem definidos que assegurem a continuidade das políticas públicas na passagem de bastão de um governo para outro. Medidas devem garantir normalidade, regularidade e transparência nesse processo.
Gestor público é responsável pelo gerenciamento do setor público
A importância da gestão pública para o enfrentamento dos problemas de um país leva à necessidade da formação de bons gestores públicos. Mas quem é esse profissional? Este profissional é responsável pelo gerenciamento de instituições públicas, assegurando os resultados desejados e necessários ao seu desenvolvimento.
Algumas das tarefas do gestor público são:
- Gerenciamento de recursos humanos;
- Prestação de contas a órgãos públicos de controle;
- Análise de performance de instituições públicas;
- Otimização de processos;
- Controle da manutenção de patrimônios e recursos públicos;
- Pesquisa de soluções tecnológicas para gestão pública;
- Desenvolvimento de projetos e programas de políticas públicas;
- Implantação de metodologias de gestão da administração pública;
- Controle do fluxo de contas;
- Desenvolvimento de atividades de marketing;
- Criação de estratégias de mobilização social;
- Elaboração de projetos públicos de desenvolvimento sustentável.
Onde trabalhar na gestão pública
Os gestores públicos podem atuar tanto na gestão dos órgãos públicos, quanto de empresas públicas, organizações não governamentais e projetos em empresas privadas desenvolvidos em conjunto com o setor público. Veja alguns dos cargos que eles podem ocupar na administração pública:
- Gestor de Políticas Públicas;
- Gestor de Licitação;
- Gestor de Projetos Públicos;
- Gestor de Responsabilidade Social;
- Analista de Contratos;
- Consultor de Gestão Pública.
Gestão pública: salário e carga horária
Muitos profissionais buscam a área de gestão pública em busca de estabilidade profissional e bons ganhos. Hoje, no Brasil, um gestor público ganha em média R$ 4.627,16 no mercado de trabalho, para uma jornada de 42 horas semanais. Mas gestores públicos em setores federais ou agências reguladoras podem ganhar mais de R$ 11 mil e, em cargos comissionados, mais que o dobro disso.
O perfil do gestor público no Brasil hoje é um trabalhador ou trabalhadora de 27 anos, formado em Administração ou Ciências Contábeis. A maior parte são mulheres que trabalham 44 horas semanais em empresas do segmento de Serviços, escritório e apoio administrativo.
Curso superior
Profissionais que desejam seguir a carreira de gestor público têm à disposição cursos de graduação e pós-graduação na área específica ou de atuação mais ampla, como administração. Nos cursos, os profissionais podem buscar programas direcionados para se especializar na área de gestão pública.
Na graduação específica para a área, o futuro gestor público aprende sobre gestão, contabilidade, legislação, economia, comunicação empresarial e outros temas como sustentabilidade e responsabilidade social. Existem tanto cursos presenciais quanto EADs – ensino à distância – em gestão pública.
Para a formação de grandes líderes em gestão pública, é desejável uma especialização. O MBA é uma especialização valiosa para o futuro gestor público. Geralmente, os cursos são voltados à qualificação em atividades de administração e gestão.
Grade curricular
A grade curricular dos cursos de graduação de gestão pública é bastante heterogênea. Os assuntos estudados variam de acordo com a área da administração pública focada. Veja alguns dos temas tratados:
- Análise de Cenários e Riscos
- Fund. dos Estudos Jurídicos em Segurança Pública
- Fundamentos das Ciências Sociais
- Governo e Gestão: Estrutura do Setor Público
- Introdução à Administração
- Prevenção e Mediação de Conflitos
- Primeiros Socorros
- Prática de Pesquisa em Segurança Pública
- Psicologia Social I
- Relações Humanas
- Seminários Integrados em Segurança Pública
- Sistema de Segurança Pública no Brasil
- TCC em Segurança Pública
- Tecnologia, Informação e Comunicação em Segurança pública
- Tópicos Especiais em Segurança Pública
- Uso Legítimo da Força
- Valorização Profissional e Saúde do Profissional de Segurança
- Ética e Cidadania