close

Pensamento analítico e inovação são as habilidades corporativas mais procuradas

Estudo feito no Brasil pela Cortex analisou 3,4 milhões de oportunidades

habilidades © - Shutterstock
por Redação janeiro 23, 2024
  • Educação e aprendizagem Mais informações
    Educação e aprendizagem

O ranking das habilidades corporativas mais procuradas acaba de ser publicado pela Cortex, empresa de inteligência B2B, com base em mais de 3,4 milhões de vagas em portais de oferta de empregos. O estudo, feito no Brasil, apontou que o combo ‘pensamento analítico e inovação’ lidera entre os mais desejáveis. Na sequência, está o quesito (também combinado) ‘persuasão e negociação’. A terceira colocação fica com a liderança e, a quarta, com a programação.

Feita para o Valor, a pesquisa considerou todas as habilidades listadas pelo Fórum Econômico Mundial como tendências em alta para 2025.

Resiliência e capacidade de adaptação também se destacam

© – Shutterstock

Um ponto interessante do levantamento é o conselho da coordenadora de recrutamento e seleção da Cortex, Daniella Borges, sobre como desenvolver a habilidade mais procurada, citada em 76,5 mil anúncios de vagas durante o período pesquisado. Para ela, o desenvolvimento de pensamento analítico e inovação pode ser feito de forma leve e divertida, incluindo recursos como a resolução de jogos de lógica, quebra-cabeças e mesmo problemas matemáticos.

Entre as habilidades corporativas que ganharam relevância nos últimos tempos estão a resiliência. Definida como a capacidade de lidar com desafios, adversidades e adaptação por meio de uma visão positiva, essa característica não aparecia com destaque em estudos similares do passado, mas, agora, aparece bem no ranking, como a quinta mais listada.

Leia também:

Resiliência e adaptabilidade “salvam” médias empresas brasileiras, mostra estudo

Na avaliação de Daniella, a resiliência vem sendo apontada como requisito em vários segmentos e envolve cenários de novas tecnologias, mudanças de mercado e gestão de negócios e de pessoas, entre outros.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter