close

Saiba o que é e como agir contra o grumpy staying

Diferente do quiet quitting, essa nova reação ao ambiente de trabalho não envolve necessariamente o pedido de demissão

grumpy staying © - Shutterstock
por Redação fevereiro 20, 2024

O universo de termos para entender o comportamento das gerações mais jovens no trabalho só aumenta. O mais novo é o grumpy staying, algo como ficar mal-humorado, numa tradução livre. Diferente da demissão silenciosa, ou quiet quitting, o novo comportamento necessariamente não envolve demissão, ou seja, o colaborador permanece na empresa, insatisfeito e com mau humor. Permanecer no cargo e na corporação acontece por várias razões, desde o perfil pessoal do trabalhador até a situação do mercado onde ele atua.

O que não muda são os efeitos de estar de mau humor, principalmente na produtividade. Antes deles, porém, existem razões que podem explicar a mudança de humor, que foi detectada na pós-pandemia e com mais intensidade na geração Z.

O que causa o grumpy staying

O site Remote Work Junkie lista sete possíveis causas, começando pela mais óbvia que é a  insatisfação no trabalho, com razões que incluem falta de oportunidade e microgerenciamento, entre outros fatores. O ambiente tóxico é outro gerador do grumpy staying, assim como o desequilíbrio entre vida pessoal e profissional, um tema recorrente na geração Z. O quarto fator também é velho conhecido de outras gerações: a má gestão e liderança.

Ainda estão no rol de fatores a falta de desenvolvimento profissional, com um cenário onde o colaborador não vê como progredir e sente-se preso. As questões pessoais e o mercado de trabalho incerto fecham a lista e pesam significativamente no estado de mau humor nas empresas.

Então, como você pode se dirigir melhor a alguém que mostra sinais de que está mal-humorado? A resposta é bastante simples e consta em qualquer manual que a liderança deve seguir para criar um ótimo lugar para trabalhar.

De modo geral, as origens do grumpy staying também indicam as saídas para o problema, começando com a comunicação aberta e a identificação de causas, com a tomada de medidas para resolver o mau humor entre os colaboradores. Iniciativas como a comemoração das conquistas individuais e a promoção das vantagens para os funcionários são duas outras atitudes que contam, além de oferecer suporte e recursos. A cultura de transparência e o incentivo aos horários de trabalho flexíveis, igualmente fazem a diferença contra o mau humor no trabalho.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter