close

Visionário e empreendedor, fundador da Embraer, Ozires Silva, acumula cases de sucesso

Empresário, que é referência mundial em aviação, chega aos 93 anos com série de homenagens

ozires silva Ozires Silva (Foto: Johnson Barros/ Força Aérea Brasileira)
por Redação abril 3, 2024
  • Liderança Mais informações
    Liderança

Várias marcas não precisam de explicação, inclusive globalmente. Do Brasil, a Embraer é certamente uma delas. Em seu relatório do quarto trimestre de 2023, a multinacional brasileira contabilizou a entrega de 75 jatos. Em 2023, como um todo, foram 181, sendo 115 deles jatos executivos. Já a carteira de pedidos firmes somava US$ 18,7 bilhões, o que seria a maior dos últimos seis anos. O backlog de serviços e suporte acrescentou outros US$ 3,1 bilhões à carteira da empresa.

O histórico de sucesso da Embraer está intrinsecamente ligado a Ozires Silva, seu cofundador e principal executivo durante anos. Ainda como major da Aeronáutica, o engenheiro tinha liderado o desenvolvimento do avião Bandeirantes e era egresso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA, antigo CTA). Ou seja, desde sempre esteve associado a um ecossistema de alta tecnologia.

Reconhecimentos a Ozires Silva

ozires silva
Foto: Reprodução/ Embraer

Referência internacional do setor, Ozires Silva contribuiu com vários conselhos em instituições renomadas e com iniciativas na área de educação, caso do Integrando Vozes para o Futuro (Invoz), associação sem fins lucrativos fundada em 2017, cujos pilares são  educação, empreendedorismo e cultura. Antes de ser o nonagenário respeitado de hoje, ele foi um jovem sonhador de Bauru, interior de São Paulo, que começou a realizar o seu sonho na década de 1940, quando embarcou na Força Aérea Brasileira (FAB).

A importância internacional do executivo – ex-presidente da Petrobrás e ex-ministro da Infraestrutura, entre tantos cargos – foi reconhecida mais uma vez quando ele completou 90 anos e foi condecorado com a medalha Daniel Guggenheim, um dos reconhecimentos mais notáveis na engenharia aeronáutica internacional. E detalhe: trata-se do único brasileiro a receber a honraria até hoje.

Segundo o site G1, a premiação foi criada em 1929 e tem um sistema rígido para eleger os homenageados. A escolha é realizada por um conselho de especialistas do American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA), American Society of Mechanical Engineers (ASME), SAE International e Vertical Flight Society, dos Estados Unidos.

A comenda, aliás, faz parte da coleção de mais de 50 condecorações nacionais e internacionais recebidas pelo coronel da Aeronáutica, patente com a qual ele passou à reserva. No mundo militar, Silva seria algo como general de quatro estrelas ou mesmo um generalíssimo.

Em entrevista à revista Forbes, em 2021, Ozires relembrou o desafio de criação da Embraer, em 1969. De acordo com ele, a decisão de criar a empresa como estatal, nasceu das dificuldades de aporte de capital privado. Na época, tanto especialistas como capitalistas brasileiros não acreditaram na capacidade local de fabricação de aviões competitivos em relação aos players internacionais de então. Hoje, a Embraer é uma das três empresas mais importantes do segmento.

ozires silva
Foto: Reprodução/ Embraer

Na mesma reportagem, ele fala da experiência corporativa como principal executivo da Varig, empresa já em rota de descida, depois de uma longa história de sucesso, e da Petrobras, onde focou no aumento da eficiência produtiva. Enquanto a Varig era uma situação incontornável, em função da dívida enorme que a empresa detinha e pela disputa entre acionistas, na Petrobras ele disse que mais aprendeu do que ensinou.

Na Fundação Dom Cabral (FDC), Ozires Silva faz parte da história desde o início da década de 1980, como participante nos programas da instituição, além do apoio na consolidação do Centro de Tecnologia Empresarial – CTE, cujo objetivo era proporcionar às organizações uma liderança empresarial moderna, voltada para as mais recentes técnicas de gestão. Desde então, ele se tornou parte da comunidade, integrando o Conselho Curador da FDC durante 27 anos, tendo recebido o título de Conselheiro Honorário da instituição, em 2015.

Há três anos, o cofundador da Embraer também pôde falar de sua experiência com pandemias, uma vez que ele viveu a chamada Gripe Espanhola ainda criança na década de 1930, tendo perdido uma irmã. Homem ligado à ciência e tecnologia, ele destacou na entrevista à Forbes a importância das vacinas, incluindo o caso de paralisia infantil.

Lançamento do Troféu Ozires Silva com as presenças de Arnaldo Bueno Silva e Marta Mesquita Silva Viganô, filho e neta de Ozires (Fotos: Fundação Dom Cabral)

Em seus 93 anos, o engenheiro aeronáutico tem recebido várias homenagens, inclusive um site dedicado especialmente a ele, e a atribuição de seu nome a uma série de instalações no país. Entre eles está o Troféu Ozires Silva, criado pela Fundação Dom Cabral e que será, a partir deste ano, entregue anualmente a líderes que contribuem para o desenvolvimento do país nos campos da Educação, Inovação, Empreendedorismo e Inclusão Social.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter