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Está na hora de expandir seu negócio?

Especialistas analisam o momento certo, as vantagens e desvantagens de ampliar as operações e destacam a importância do planejamento para estas iniciativas

negocio © - Shutterstock
por Redação janeiro 12, 2024
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O ano acaba de começar e muitas empresas estão fazendo seu planejamento estratégico. A possível expansão do negócio é um ponto que costuma gerar dúvidas, embora especialistas apontem que existem diversos sinais que mostram que está na hora de ampliar as operações. Porém, alertam que é necessário talento e faro empresarial para saber se é o momento certo para crescer.

O empreendedor ter um feeling de que é um bom momento para ampliar as operações é algo importante. “Perceber que um determinado modelo de negócio vai resolver uma necessidade é o dom do empreendedor”, diz Fabian Salum, professor titular de Estratégia e Inovação da Fundação Dom Cabral (FDC). “Mas, este fator é difícil de tangibilizar”, acrescenta o professor, destacando a importância, além do feeling, da análise de dados objetivos do negócio.

Planejamento é fundamental

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Especialistas em gestão apontam o que seria o principal erro dos empreendedores na hora de expandir: a falta de planejamento. Muitas decisões seriam mais baseadas em percepções e emoções do que em números e informações. Ou seja, o empreendedor sente as oportunidades no ar, mas esse dom não traz automaticamente a capacidade gerencial. Por isso, as percepções precisam ser sempre sustentadas pela coleta de dados e cálculos.

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Existem cinco sinais de que estaria na hora de expandir o negócio, destaca uma matéria publicada pelo Uol. Confira a seguir.

1. A empresa consegue aumentar a operação sem perder a qualidade?

O produto ou serviço oferecido está atendendo bem seu público no mercado já conquistado. O empreendedor deve estudar friamente seus processos e concluir se pode replicá-los sem perder a qualidade. Se houver pontos frágeis, ainda não é a hora de buscar a expansão.

2. Existe demanda?

É importante avaliar se existe demanda para atender novos públicos no mesmo mercado ou em mercados adjacentes. Para um restaurante, por exemplo, é possível criar um serviço de delivery.

3. Falta estrutura?

Se a estrutura física do empreendimento ou a quantidade de profissionais já não é suficiente para atender bem seu público, mantendo a qualidade, está na hora de rever isso e ampliar a operação.

4. Tecnologia para melhorar a produtividade

Se for possível usar tecnologias já disponíveis para otimizar processos, como aplicativos de logística que barateiam e facilitam o envio de mercadorias, existe oportunidade de crescimento.

5. Feeling

O empreendedor tem um feeling de que é um bom momento para crescer, a partir de seu conhecimento do mercado em que atua e das demandas por serviços ou produtos que a empresa oferece.

O cenário precisa estar favorável

Mas, se pretende expandir, o empreendedor precisa entender bem o contexto em que está inserido. “É essencial compreender a situação do segmento em que se atua ou quer atuar, se está crescendo ou se está em declínio”, diz Beatriz Micheletto, analista de negócios do Sebrae-SP. Também deve incluir um estudo minucioso do que a concorrência está fazendo.

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Ter recursos financeiros para a expansão é fundamental, pois ampliar operações requer investimentos. Se for necessário captar recursos, é preciso saber se a empresa pode arcar com as despesas de empréstimos. Recursos humanos também são relevantes, avaliando a capacidade que o time tem de crescer.

Atenção aos problemas causados pela expansão

Também é preciso ter consciência que podem haver desvantagens na expansão. Segundo a HS Contábil, “quanto maior a empresa, mais complexa a sua gestão”. Se a empresa não estiver bem preparada, ela pode sobrecarregar seus recursos materiais e seus colaboradores, havendo o risco de ter a qualidade dos seus produtos ou serviços comprometida, o que abrirá uma vantagem para a concorrência. Outro detalhe é que, com a expansão, a empresa pode mudar sua categoria e seu regime de tributação.




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