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Due Diligence ESG: como sua empresa pode inovar com ele?

Metodologia exclusiva, visão 360 graus e temas de vanguarda são a base deste lançamento da FDC

due diligence esg © - Shutterstock

Por

Ana Vitória Alkmim, Fábio Risério, Heiko Spitzeck, Júnia Braga, Karina Coleta e Lívia Barakat

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O que é due diligence?

Due diligence é um processo que consiste na análise prévia de informações, em geral financeiras, a respeito de uma empresa. Muito comum antes de concretizar novas parcerias ou investimentos como em Compras & Aquisições (M&A), seu principal objetivo é mitigar riscos de comprometer o negócio com possíveis fraudes e irregularidades. Mas como isso funciona quando se trata de ESG? Conheça mais sobre o tema neste artigo, preparado pelo Núcleo de Sustentabilidade da FDC.

Mostrando o valor que o ESG representa para a sua marca

Due Diligence ESG
© – Shutterstock

Com o crescimento da relevância de questões ambientais, sociais e de governança para decisões de negócios, chega ao mercado o Due Diligence ESG. O processo, desenvolvido com metodologia pioneira pelo Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, consiste na avaliação do compromisso de uma empresa com a agenda ESG, e de como isso se traduz em ações concretas. Dessa forma, as três perguntas centrais que norteiam o processo são:

  • A liderança da empresa está de fato comprometida com a pauta ESG?
  • Há indicadores e metas claros, relacionados à pauta ESG?
  • Quais são os projetos e ações concretas que levam ao alcance dos objetivos ESG?

Essa avaliação tem sido solicitada, por exemplo, por instituições como a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para proteger sua reputação, a FAS requer a avaliação ESG de potenciais parceiros que venham a desenvolver projetos na Amazônia. Conheça agora as etapas fundamentais de um Due Diligence ESG.

O passo-a-passo do Due Diligence ESG

A primeira etapa é a análise documental. A partir de documentos e relatórios, públicos ou de uso interno, é possível avaliar o discurso da empresa e identificar os principais indicadores, metas e projetos desenvolvidos nos pilares ambiental, social e de governança. A partir daí, é possível fazer uma análise dos principais drivers do mercado, relacionados aos temas ESG.

Complementando essa etapa, a escuta é importante para levantar percepções adicionais que permitam avaliar o nível de envolvimento da liderança com o tema ESG, como ele se traduz em indicadores e se materializa em projetos. A seleção dos entrevistados procura contemplar uma diversidade de áreas como sustentabilidade, governança, compliance, inovação, recursos humanos e relações institucionais. E não são apenas as perspectivas internas que interessam. São entrevistados também atores externos: parceiros estratégicos, fornecedores, comunidades do entorno e outros stakeholders que possam fornecer inputs sobre como a atuação ESG da organização é percebida. 

Due Diligence ESG
Due Diligence ESG

Outra fonte importante de informações é o Diagnóstico do Potencial ESG, ferramenta exclusiva da FDC. Seu principal objetivo é avaliar o estágio de maturidade em que as ações ESG das empresas se encontram e contribuir para o entendimento de seu potencial de impacto e melhoria do desempenho. São seis as dimensões avaliadas no diagnóstico: Motivação, Estratégia, Stakeholders, Transparência, Estrutura e Liderança.

É importante também uma análise da reputação da empresa e da percepção que a opinião pública tem da marca, por meio de análise de mídia. A forma como a imprensa, formadora de opinião, posiciona a companhia, permite inferir como a sociedade “lê” a empresa. Um dos métodos de análise reputacional corporativa mais eficazes é o RepTrak, da The RepTrak Company, antigo Reputation Institute. Com base nesse método, o Due Diligence ESG da FDC analisa a empresa em sete pilares: produtos e serviços, inovação, desempenho financeiro, governança, cidadania, liderança e clima organizacional. 

Por fim, fazemos um benchmarking com outras empresas do setor, analisando as informações divulgadas por elas nos websites e relatórios de sustentabilidade. A partir daí, é possível elaborar uma matriz de materialidade setorial que permite mapear claramente os temas sociais e ambientais considerados relevantes pelas organizações, como também identificar melhores práticas. Com base nisso, é feita uma análise crítica de como a sua empresa diverge ou converge em relação ao setor, no que se refere ao tratamento dos principais temas ESG. 

E qual é o resultado?

Os dados obtidos ao longo das cinco etapas, provenientes de diferentes fontes, são analisados em conjunto, para identificar singularidades e convergências em relação a riscos e oportunidades. O documento final apresenta, de forma prática e didática, uma visão ampla sobre a sua organização, insumos para tomada de decisão e insights. Além da avaliação, o processo permite à sua empresa traçar um roadmap para o futuro com orientação clara de como melhorar o desempenho ambiental, social, e estruturas de governança, com insights para melhoria também de sua performance global. 

Quer saber mais sobre o Due Diligence ESG? Entre em contato conosco.




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