No ano de 2022, a FDC empreendeu um esforço inédito para mapear e analisar as estratégias adotadas pelas empresas de alto crescimento, aquelas que dobraram suas vendas entre 2016 e 2021. A partir da pesquisa Médias Empresas de Alto Crescimento, realizada com a participação de mais de mil respondentes, traçamos o perfil dessas empresas e identificamos o caminho trilhado por aqueles negócios de sucesso.

Vimos que essas empresas tendem a adotar o mesmo modelo de alto crescimento, formado por quatro elementos interrelacionados: (1) reinvestimento de lucros, (2) estruturação e profissionalização do negócio, (3) aplicação de estratégias expansionistas e de alto valor agregado e (4) aumento do faturamento bruto com boa rentabilidade.

Primeiro, esses negócios canalizam uma parte importante dos seus lucros para aumentar cada vez mais seus níveis de produtividade e profissionalização. Sem esquecer daqueles elementos-chave de sustentação da operação, essas empresas focalizam o melhor dos seus recursos e esforços nos processos impulsionadores (governança, desenvolvimento de talentos, inovação e digitalização de processos, e gestão comercial) que mostram poder real em alavancar sua escala. A digitalização é fundamental nesse contexto.

O maior nível de estruturação interna das médias empresas de sucesso permite que elas lancem mão de um conjunto de estratégias de alto crescimento (diversificação geográfica, de mercados, de produtos e internacionalização) que, como o seu próprio nome indica, são claramente expansionistas.

Entretanto, a atenção aos mercados de nicho e a customização das suas ofertas somadas a estratégias de suporte (diferenciação via inovação, diversificação de canais de vendas e foco em portfólio de alto valor agregado) garantem a esses negócios melhores condições de negociação e competição. 

Colhidos os ganhos, como aumento de vendas e de faturamento, esses negócios retroalimentam o circuito do alto crescimento, injetando e desenvolvendo novos recursos para desenvolver ainda mais sua capacidade de escala.

No e-book Estratégias para o Alto Crescimento das Médias Empresas, há o detalhamento desse modelo, acompanhado de insights importantes para a expansão sustentável dos negócios

Diego Marconatto

* Diego Marconatto é professor do Centro de Inteligência de Médias Empresas da Fundação Dom Cabral