close

Especialistas elencam soluções para desafios do Brasil em e-book gratuito

Material aborda como o país pode superar seus entraves ao crescimento

crescimento do brasil © - Shutterstock
por Redação abril 2, 2024
  • Estratégia e governança Mais informações
    Estratégia e governança
  • Gestão pública Mais informações
    Gestão pública

Questões como desigualdade/inclusão social, baixa produtividade e emergência climática são grandes entraves ao crescimento do Brasil, de acordo com especialistas. Foi a partir da análise desses e de outros pontos que impedem o desenvolvimento do país que os professores da iniciativa “Imagine Brasil”, da Fundação Dom Cabral (FDC), escreveram um e-book com propostas para superar esses desafios. Intitulado “Do Plano de Metas às Metas do Plano – Rumo ao futuro”; o material analisa a história do Planejamento Governamental, desde o pós-Segunda Guerra Mundial até os dias atuais.

O texto destaca a importância das instituições de Bretton Woods, criadas após a Segunda Guerra Mundial, que visavam apoiar os países na reconstrução e no desenvolvimento econômico. Além disso, ressalta a relevância do papel do Estado como promotor do desenvolvimento, analisando os diversos planos governamentais implementados ao longo das décadas. Os professores apontam duas fases distintas no planejamento governamental brasileiro: uma fase de auge, que durou até cerca de 1980, que acompanhou a Ordem Político-Institucional do New Deal e deu suporte para a fase de Industrialização via Substituição de Importações, e uma fase de declínio posterior, caracterizada por mudanças no papel do Estado na economia, incluindo privatizações e desregulamentações, que correspondeu à fase da Ordem Neoliberal.

Atualmente, segundo o e-book, o país enfrenta os desafios para a constituição de uma nova ordem político-institucional, o que requer novas alianças políticas e reorganização das instituições para solucionar crises estruturais inter-relacionadas, como a de crescimento econômico, com inclusão social e equilíbrio ambiental. Nesse contexto, o Plano Plurianual do terceiro governo Lula é destacado como uma tentativa de resposta a esses desafios.

O e-book, que está disponível para download gratuito, oferece uma visão abrangente e detalhada dos desafios e oportunidades que o Brasil enfrenta em seu caminho para o crescimento econômico sustentável e reúne diversas recomendações para a participação do Estado como indutor do desenvolvimento, com economia competitiva e democracia. Com uma análise institucional rigorosa e criativa, os especialistas fornecem insights valiosos para formuladores de políticas, acadêmicos e todos os interessados no desenvolvimento do país.

Para baixar o ebook, clique aqui.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter