Taiwo Sotikare, CEO da Insight.ng, uma empresa de mídia, carreiras e empreendedorismo da Nigéria, revelou que, vez por outra, o empreendedor pode se sentir sobrecarregado, cansado ou sem motivação. Em outras palavras: sem vontade de trabalhar. Muitos, segundo ele, diriam para esse empreendedor passear no parque ou tomar um pouco de ar fresco, já que é o dono do próprio negócio. Mas, como contrastou o próprio Sotikare, isto costuma vir acompanhado com um sentimento de culpa, já que as entregas continuam ali, com as suas datas, metas e afins.
Leia também:
Tripé da produtividade deve ser melhor explorado, argumenta professor Carlos Primo Braga
O que fazer, então, quando não se está com vontade de trabalhar e, tampouco, de se sentir culpado por isso?
Em um artigo publicado no site Entrepreneur, Sotikare listou dez atividades para quando é preciso dar um tempo no trabalho principal. “A ideia é que a mente produtiva descanse, mas não fique ociosa. Você pode realizar algumas atividades simples, porém produtivas, quando não estiver com disposição para suas principais tarefas de trabalho”, recomenda ele. Vamos às dicas.
1. Ouça um podcast
Ouvir podcasts úteis deveria ser algo a fazer constantemente como empresário. Mas as chances de que isso esteja em sua lista de prioridades são pequenas. Quando está desmotivado das atividades principais, esta é uma atividade que pode animá-lo.
2. Leia livros, artigos e revistas
Sotikare destaca que grandes empreendedores, como Warren Buffet e Elon Musk, são leitores vorazes. “Talvez você não tenha conseguido reservar tempo para ler em sua agenda lotada. Um período de baixa motivação costuma ser o melhor momento para fazer isso”, diz Sotikare.
3. Organize sua caixa de e-mails
Acompanhar a quantidade de e-mails que você recebe diariamente é cansativo. Mas há e-mails que você marcou para revisar mais tarde. Chegou a hora de finalmente vê-los. Talvez você tenha assistentes que gerenciam seus e-mails e você pode estar dando pouca atenção a eles. Pode haver informações essenciais que seu assistente não considera importante compartilhar com você no trabalho, então este seria um ótimo momento para verificá-las.
4. Procure amigos e parentes
Você pode procurar amigos e parentes para colocar as notícias em dia. Também pode procurar amigos de trabalho e de negócios e ter ótimas ideias de empreendimento.
5. Conecte-se com os funcionários
Seus funcionários são pessoas inteligentes com ideias e opiniões que podem ajudar o seu negócio. Use o tempo livre para conversar rapidamente com um ou dois de seus empregados. Talvez eles possam lhe dar uma ideia nova. Ou, ao menos, você receberá um sinal positivo como bom chefe.
6. Veja suas redes sociais
As mídias sociais são um bom lugar para divulgar seu negócio e ver as opiniões das pessoas sobre a sua empresa. Mesmo se essa prática não estiver na sua lista de prioridades, é interessante usar o tempo livre, de quando não se está com vontade de trabalhar, para postar ou comentar algum conteúdo.
7. Releia análises e pesquisas
Dependendo do seu modelo de negócios, algumas pessoas podem ter mencionado você ou sua empresa em um blog de notícias ou fórum público de avaliação de serviços. Além disso, se você tiver feito uma pesquisa com clientes e funcionários, considere relê-las. Há a possibilidade de você ter perdido algumas informações vitais em sua primeira leitura.
8. Aprenda algo simples, mas interessante
Você pode querer aprender várias coisas, mas não teve tempo. Este é o melhor momento para fazer isso. Pode ser tão simples quanto aprender a letra de uma nova música ou aprender a usar um software popular.
9. Reveja a documentação de sua empresa
Você provavelmente não leu detalhadamente todos os acordos de parceria e, tampouco, o código de conduta do seu negócio. Durante períodos de baixa motivação, pode ser útil rever estes documentos essenciais. Você também pode revisar a auditoria da empresa, mesmo que ela remonte a cinco anos atrás.
10. Escreva uma postagem em um blog
Se você gosta de escrever, pode aproveitar esse período de desmotivação com suas tarefas usuais para publicar algo em um blog. Não precisa ser algo tão complexo: pode ser um artigo sobre o desempenho do seu negócio ou mesmo a sua opinião sobre o ecossistema empresarial mundial, por exemplo.