close

Tecnologias disruptivas moldam as atividades humanas

Especialista avalia que a adoção de tecnologias de maneira combinada é capaz de gerar mais resultados do que de maneira isolada

sergio meyer portugal Sérgio Meyer Portugal (Foto: Divulgação)
por Redação março 21, 2024
  • Educação e aprendizagem Mais informações
    Educação e aprendizagem
  • Inovação e transformação digital Mais informações
    Inovação e transformação digital

As tecnologias disruptivas são adotadas como inovações que rompem com comportamentos, modelos de negócios e tecnologias existentes, transformando profundamente setores e criando mercados. Assim, ao desafiar o sistema vigente, possibilitam a criação de soluções mais desejáveis aos usuários internos e externos da empresa. A definição é do professor do Aperfeiçoamento Gestão Digital e Dados da Fundação Dom Cabral, e diretor operacional e de inovação da Soil Domains, Sérgio Meyer Portugal.

Segundo ele, as tecnologias disruptivas também impactam diretamente o mercado de trabalho, criando ameaças para os profissionais despreparados e oportunidades para os profissionais que desenvolvem as competências requeridas neste contexto de constante mudança.

Tecnologias disruptivas

© – Shutterstock

O especialista explica que é necessário ter bem definido os problemas que uma tecnologia vai ser designada a resolver, assim como os objetivos corporativos que irão auxiliar na resolução dessa meta. A combinação de sucesso dessas duas designações é que torna uma tecnologia disruptiva.

Segundo Sérgio Portugal, “a transformação digital envolve a necessidade da realização de ajustes na estratégia corporativa, em linha com as mudanças de comportamentos do mercado que, por sua vez, são influenciados por novas soluções habilitadas por tecnologias disruptivas”. Nesse contexto, ele avalia que a adoção das tecnologias de maneira combinada é capaz de gerar resultados mais significativos do que a feita de maneira isolada.

Vantagens competitivas

Conhecer, estudar, planejar e aplicar as novas tecnologias que uma sociedade cada vez mais imersa digitalmente apresenta pode ser vantajoso para os negócios, quando feito de forma estratégica. Pensando nisso, Sérgio Portugal lista alguns benefícios das tecnologias digitais disruptivas para os negócios:

Melhoria na experiência do cliente

  • Personalização: oferecer produtos e serviços personalizados às necessidades e preferências de cada cliente.
  • Engajamento: criar experiências mais interativas e envolventes para os clientes.
  • Satisfação: aumentar a fidelidade e a satisfação dos clientes.

Aumento da visibilidade e reputação

  • Reconhecimento: ser reconhecida como uma empresa inovadora e líder em seu setor.
  • Melhoria da imagem: fortalecer a imagem da empresa como uma organização moderna e preparada para o futuro.
  • Aumento da confiança: aumentar a confiança dos clientes, parceiros e investidores na empresa.

Aumento da competitividade

  • Diferenciação da concorrência: oferecer produtos, serviços e experiências inovadoras que se destacam no mercado.
  • Maior eficiência: otimizar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade.
  • Agilidade: tomar decisões de maneira mais rápida e eficiente, com base em dados e insights.
  • Criação de novos mercados: explorar novas oportunidades de negócios e gerar novas fontes de receita.

Atração e retenção de talentos

  • Cultura de inovação: criar um ambiente de trabalho dinâmico e inovador que atrai e retém talentos.
  • Oportunidades de crescimento: oferecer aos colaboradores oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional.
  • Employer branding: fortalecer a marca da empresa como um empregador inovador e desejável.

7 principais tecnologias emergentes e disruptivas 

© – Shutterstock

O especialista da Fundação Dom Cabral também elencou as sete principais ferramentas tecnológicas emergentes e disruptivas, que estão ajudando a moldar a transformação digital.

1. Inteligência artificial (IA)

No topo da lista, a inteligência artificial pode gerar insights valiosos para as empresas, automatizar tarefas complexas e permitir a criação de produtos e serviços inovadores, como assistentes virtuais, carros autônomos e diagnósticos médicos mais precisos.

2. Robótica

De maneira integrada à inteligência artificial, a robótica permite automatizar tarefas físicas que são repetitivas e perigosas, além de aumentar a produtividade.

3. Computação em Nuvem

Oferece mais liberdade para os times de TI. Especificamente, oferece flexibilidade, escalabilidade e custos reduzidos para infraestrutura de TI. Dessa maneira, permite que empresas de todos os tamanhos e perfis acessem recursos computacionais poderosos a custo competitivo.

4. Internet das coisas (IoT)

Para além de computadores e smartphones, a IoT permite conectar diversos tipos de dispositivos físicos à internet. Por sua natureza de conexão em alta escala, a IoT permite a coleta de dados valiosos em tempo real para apoiar tomadas de decisão mais precisas, otimizar processos, melhorar a segurança e oferecer experiências personalizadas.

5. Blockchain

É um sistema de blocos de softwares encadeados que garante a segurança e a transparência de transações para todos os participantes do sistema, que pode ser público ou privado. Atualmente, a blockchain já revoluciona setores como o de finanças, saúde e logística.

6. Realidade virtual e aumentada (VR/AR)

Cria uma série de possibilidades de experiências imersivas e interativas por meio de computação espacial. As soluções habilitadas pela VR/AR podem ser usadas para educação, treinamento e entretenimento.

7. Biotecnologia

Aliada às tecnologias digitais, a biotecnologia vem revolucionando a medicina, a agricultura e a construção civil, entre outras áreas, com avanços em edição de genes, desenvolvimento de novos medicamentos e biomateriais.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter