close

Método para transição de governo já existe, mostra FDC

Núcleo de Gestão Pública da FDC apresenta as metodologias capazes de trazer equilíbrio ao período de transição de governo

transicao de governo © - Shutterstock
por Redação dezembro 8, 2022

Com o segundo turno das eleições 2022, que definiram um novo governo federal e vários novos governos estaduais em 30 de outubro, entender como construir um novo ciclo e preparar a nova gestão para compreender e superar os desafios a partir de janeiro de 2023 se tornou assunto da vez na gestão pública. Nesse sentido, Patrícia Becker, diretora da FDC Gestão Pública, lembra que a Fundação Dom Cabral (FDC) estruturou soluções e metodologias capazes de trazer equilíbrio à fase de mudança e à continuidade das políticas públicas.

Para isso, a instituição utilizou de sua experiência em diferentes órgãos, mostrando ainda que as metodologias propostas podem ser estruturadas em conjunto ou separadamente, de forma que se adequem à realidade de cada governo. “Os governantes reeleitos terão de implementar uma agenda de governo, construir o Plano Plurianual (PPA), um plano de longo prazo. Novos nomes entram para algumas pastas, ou seja, é um novo ciclo que está em construção”, diz Patrícia Becker. Ela salienta que, mesmo para governantes reeleitos, o momento se configura como uma oportunidade de transformação, inovação e melhorias.

Acompanhe, a seguir, as principais etapas para um plano de transição de governo bem sucedido.

Etapas para um plano de transição de governo bem sucedido

Plano de Transição

Nesse processo, a equipe de governo deve estar apoiada na construção de um processo profissional e transparente que aponte caminhos, ações, projetos e programas em andamento e proporcione condições de continuidade à gestão e políticas públicas.

Diagnóstico

O início de uma gestão demanda a realização de um bom diagnóstico baseado em dados e evidências com análises em áreas como políticas públicas, finanças e estrutura de pessoal. Para que a transição tenha a fluidez, um diagnóstico conseguirá estabelecer as prioridades, trajetos e prazos assertivos para a continuidade da gestão.

Reforma Administrativa 

O início da gestão é o marco para as mudanças estruturais de forma sustentável e alinhada às prioridades de governo. É hora de voltar o olhar para a transformação e melhoria da administração pública, a fim de aumentar a produtividade e os serviços de qualidade aos cidadãos.

Plano de 100 Dias

Os primeiros 100 dias de mandato são cruciais e devem sinalizar o processo de transformação em curso, mostrando para a população os primeiros marcos de realização de curto prazo. Inclui um diagnóstico preliminar sobre os problemas emergenciais, a definição de resultados de curto prazo com respectivo plano de ações, o desdobramento com responsabilização e o monitoramento.

Mapa de Competências

transicao de governo
© – Shutterstock

Apoiar a equipe do governo eleito, no mapeamento e definição das competências de gestão necessárias para as lideranças.

Jornada de Desenvolvimento do Gestor Público

A definição de uma jornada customizada de desenvolvimento do gestor público, com foco nos papéis e nos desafios inseridos no âmbito das suas competências, dará sustentabilidade para o desenvolvimento dos objetivos estratégicos da nova gestão.

Seminários : Desafios do Governo

transicao de governo
© – Shutterstock

Com a promoção de uma agenda de debates é possível trazer um maior engajamento das equipes, alinhamento e compreensão dos desafios do processo de transição de governo, proporcionando o estabelecimento de prioridades e uma melhor gestão dos recursos públicos. Os seminários também ajudam na ampliação da Governabilidade, trazendo para perto os outros poderes que exercem um papel fundamental para viabilização dos projetos estratégicos.

Modelo de Gestão 

Implementação de um modelo orientado para resultados de desenvolvimento incluindo o desdobramento, contratualização e responsabilização das unidades envolvidas, a definição do modelo de governança com respectiva sistemática de monitoramento e avaliação, gestão de processos e gestão estratégica de pessoas.

Novo Plano Plurianual

Muito além de uma exigência legal, o PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas ao longo de um período de 4 anos. Por isso, deve ser construído a partir de uma visão de futuro, definindo prioridades ao longo dos anos.

Capacitação

transicao de governo
© – Shutterstock

A transição de governo é desafiadora sob várias perspectivas e ter gestores públicos capacitados, faz com que eles consigam lidar e se comunicar de forma mais assertiva com a organização, seus líderes e liderados, tornando os resultados mais positivos.

Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo 

A partir dos indicadores sociais e econômicos, o governo eleito precisa estar apoiado na construção e promoção de uma agenda de desenvolvimento, com metas sustentáveis, transformadas em políticas públicas coerentes para serem implementadas no seu mandato.

Veja mais detalhes do Plano de Transição estruturado pela Fundação Dom Cabral neste link.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter