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“Igualdade de gênero nas empresas precisa ser construída”

Artigo de Érica Bamberg, professora da Fundação Dom Cabral, mostra como construir um processo para igualdade de gênero nas empresas

igualdade de genero © - Shutterstock
por Redação 4 de outubro, 2022
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    Impacto positivo e legados sustentáveis

Apesar das mulheres corresponderem a aproximadamente metade da população mundial, ainda existe grande desigualdade, uma delas sendo a baixa presença feminina em cargos de liderança nas organizações. Essa é a avaliação de Erica Bamberg, professora associada da Fundação Dom Cabral. Ela cita dados da ONU, pesquisas internacionais e levantamentos no Brasil para validar sua afirmação. 

É o caso da recente pesquisa realizada em 51 países pela Deloitte e que indica que 19,7% das vagas são ocupadas por mulheres — um crescimento de apenas 2,8 pontos percentuais quando comparado a 2018. Ocupando a 39ª posição do ranking dos países, nesta mesma pesquisa, o Brasil é representado por apenas 10,4% das vagas.

O problema já vem sendo acompanhado há tempos, com o mapeamento sobre a presença feminina nos cargos mais altos das organizações. Na pesquisa Estatística de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, divulgada pelo IBGE de 2019, 62,6% dos cargos gerenciais eram ocupados por homens e 37,4% pelas mulheres. Na edição anterior, elas ocupavam 39,1% dessas posições. 

Embora as mulheres sejam mais instruídas e dediquem um tempo maior de estudo do que os homens, elas recebem apenas 77,7% do rendimento, quando comparado a eles. Esse dado e outros citados acima jogam contra as empresas. De acordo com Érica, a presença feminina nos cargos mais altos das organizações pode trazer vantagens e ser desenvolvida em qualquer corporação. Mas como fazer isso?

Os passos para construir igualdade e paridade de gênero

A professora associada da FDC indica dez passos (veja lista a seguir) para construir a igualdade e paridade de gênero no mercado corporativo, começando com a criação de um grupo de líderes para tratar do tema e avançando para ouvir os principais stakeholders, além de listar os potenciais conflitos que o tema poderá trazer. O processo continua com a exploração desses conflitos por meio da criação de prováveis soluções que tratem a inclusão, a equidade e a promoção da diversidade de gênero.

A orientação continua com a avaliação dos impactos, positivos e negativos, sendo necessário estabelecer soluções e resultados desejados, priorizando aquelas que possam assegurar a entrega de impactos à empresa. A implementação das soluções deve ser acompanhada de mensuração de resultados, assim como deve haver a disposição para revisão dos planos. Finalmente, é importante aproveitar o momento de revisão para avaliar o propósito, valores e princípios da empresa.

“Uma nova jornada empresarial se inicia e sendo necessário, não hesite em buscar parceiros especialistas que possam ajudar a mediar os debates, aportar conhecimento e desenvolver caminhos para uma nova transformação em seu negócio e a todas as partes envolvidas”, argumenta Érica.

Confira os 10 passos para construir a igualdade e paridade de gênero no mercado corporativo

  1. Constitua um grupo de líderes para cuidar deste tema. Importante ser um grupo diverso e com opiniões consistentes e que tenha visão ampla;
  2. Levante percepções sobre o tema com os seus principais stakeholders: clientes, fornecedores, colaboradores, concorrentes e com empresas de outros setores que apresentam desafios semelhantes;
  3. Faça uma lista dos potenciais conflitos que o tema poderá trazer;
  4. Explore os conflitos com a criação de prováveis soluções que tratem a inclusão, a equidade e a promoção da diversidade de gênero;
  5. Avalie os impactos, positivos e negativos, que estas soluções poderão trazer para o negócio;
  6. Para cada solução, estabeleça um objetivo e os resultados desejados;
  7. Priorize as soluções que possam assegurar a entrega de impactos a sua empresa, a promoção ao desenvolvimento da cultura e benefícios a sociedade;
  8. Implemente as soluções, mensure os resultados e esteja disposto a aprender com os erros e acertos;
  9. Esteja disposto a rever os planos e a tomar decisões que antes não estavam em pauta;
  10. Aproveite e revise o propósito, valores e princípios da sua empresa. Uma nova jornada empresarial se inicia e sendo necessário, não hesite em buscar parceiros especialistas que possam ajudar a mediar os debates, aportar conhecimento e desenvolver caminhos para uma nova transformação em seu negócio e a todas as partes envolvidas.



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