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Geração Z busca promoção em curto espaço de tempo

Consultoria revela tendência de contratações e promoções para altos cargos, mesmo sem aumento de remuneração, especialmente entre profissionais da Geração Z

geração z promocao © - Shutterstock
por Redação 5 de junho, 2024
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A consultoria internacional de recrutamento Robert Walters verificou uma tendência inusitada no mercado de trabalho, que ocorre, especialmente, dentre os funcionários da geração Z, nascidos após 1995. É a chamada inflação de cargos, na qual muitas empresas oferecem a seus colaboradores altas funções, porém sem impacto real no desenvolvimento profissional e na remuneração. Segundo a consultoria, houve um aumento de 53% no número de vagas de alto nível anunciadas em 2023 em relação ao ano anterior.

Mas, por que as empresas estão adotando este comportamento? De um lado, existe a expectativa dos profissionais da Geração Z de serem promovidos em espaços de tempo não muito longos. De outro, ao inflacionar os postos de trabalho, as empresas pretendem dar uma imagem de posição positiva e credibilidade perante os seus clientes e parceiros.

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Fenômeno da ‘titulitis’

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“No passado, cargos como líder, diretor ou sócio exigiam anos de experiência e trabalho árduo. Mas isso agora parece estar mudando. É o que podemos chamar de ‘titulitis’ e é cada vez mais comum entre jovens profissionais da Geração Z”, afirma Ana Carolina Rezende, Manager do Departamento de Engenharia na Robert Walters Brasil.

O mercado estaria tão afetado pela inflação de cargos que, de acordo com uma análise feita pela empresa de recrutamento Datapeople, em mais de 2 milhões de anúncios no setor de tecnologia feitos desde 2019, os recrutadores triplicaram o uso da palavra “líder” para vagas voltadas para jovens profissionais. Ao mesmo tempo, o uso da palavra “júnior” foi reduzido pela metade.

Expectativas da Geração Z

As ambições da Geração Z no mercado de trabalho também contribuem para o fenômeno da inflação de cargos. Segundo a Robert Walters, mais da metade da geração Z espera ser promovida a cada 12 a 18 meses e, se isto não ocorrer, começará a procurar ativamente um novo emprego. E cinco em cada 10 representantes desta faixa etária aceitariam uma posição de maior responsabilidade, para a qual não estão totalmente qualificados. Muitas das empresas, sem condições financeiras para atender esta demanda, optam pela promoção, mesmo sem impacto na remuneração.

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Estes jovens, por sua vez, podem dar mais peso ao cargo e suas perspectivas do que os benefícios imediatos. “É comum que um profissional da Geração Z prefira um cargo de diretor de dados dentro de uma startup a ser analista de dados em uma Big 4. Além disso, é importante que as startups mostrem um organograma sênior ao procurar financiamento”, diz Ana Carolina.

Termo sênior afasta candidatos

Há ainda outro aspecto nesta tendência de inflação de cargos. Segundo o Datapeople, se o termo sênior for usado incorretamente nas ofertas de emprego, o número de candidatos pode diminuir em até 39%. Os candidatos menos experientes podem se sentir menos qualificados para o cargo, mesmo que possuam competências para ocupá-los. E, dependendo de como o termo sênior for exposto no anúncio, candidatos com vasta experiência também podem se sentir desencorajados, acreditando que o cargo busca alguém em um nível de experiência inferior ao seu.




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