close

Duas startups brasileiras recebem selo iImpact na América Latina

Plataforma de inovação Innovation Latam, em parceria com FDC, concede selo iImpact a sete startups latino-americanas

ilmpact © - Shutterstock
por Redação outubro 21, 2022
  • Impacto positivo e legados sustentáveis Mais informações
    Impacto positivo e legados sustentáveis
  • Inovação e transformação digital Mais informações
    Inovação e transformação digital

Apenas sete startups latino-americanas receberam o selo iImpact, que é atribuído a empresas desse tipo que estão alinhadas com os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. A atribuição do selo acontece desde 2020 e é conduzida por professores e pesquisadores da Fundação Dom Cabral (FDC), ao lado da Innovation Latam, plataforma de inovação que disponibiliza uma tecnologia simplificada e eficiente para a organização das informações dos inscritos, a fim de qualificá-los.

ilmpact
Reprodução: innovationlatam.com

Além de ter como base os ODS, a metodologia do selo considera as boas práticas de negócios ESG, sendo suportada por evidências e critérios rigorosos que comprovam o alinhamento dos negócios com a solução ou mitigação de problemas socioambientais, além de qualificá-los para investimentos globais. A consolidação da metodologia foi feita por Fabian Salum e Karina Coleta, ambos docentes da FDC. 

As brasileiras que receberam o selo ilmpact

As duas startups brasileiras da lista são o Alicerce Educação e o Umgrauemeio. A primeira mostrou estar alinhada com 3 ODS da ONU (Erradicação da Pobreza, Educação de Qualidade e Redução das Desigualdades). O Alicerce Educação oferece programas extracurriculares para pessoas de baixa renda, atuando na redução da lacuna de aprendizagem dos alunos, ampliação de seu repertório cultural e fortalecimento de habilidades para a vida. 

Ao todo, desde o início da pandemia, o Alicerce impactou mais de 7 mil alunos de todo o país, com aulas oferecidas presencialmente em oito estados brasileiros e também à distância, via plataforma. 

Já o Umgrauemeio mostrou seu alinhamento com os ODS 3 e 13 (Boa Saúde e Bem Estar e Combate às Alterações Climáticas e Vida Terrestre). A empresa tem como foco diminuir os prejuízos de incêndios florestais e usa a Inteligência Artificial (AI) para detectar focos de incêndio em seus estágios iniciais em florestas, plantações e áreas de proteção ambiental. 

A startup está presente em 12 estados da federação, com 15 Centrais Integradas de Gestão (CIG) e mais de 80 pontos de detecção automática de incêndio. Ela já reduziu as perdas dos clientes decorrentes do fogo entre 75% e 90%. 

A lista das startups que receberam o selo ilmpact inclui ainda a MomLancers (México), a Yanni Shoes (Peru), a Agrojusto (Argentina), Goraymi (Equador) e a  DVotio SAS BIC (Colombia).




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter