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Educação e aprendizagem
A necessidade de aprimoramento de gerentes de produto da Ambev em áreas como storytelling, estratégia, gestão de finanças aplicadas a projetos, comunicação assertiva e gestão de mudanças foi o pontapé para um projeto executado na organização em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).
Um grupo de professores da escola de negócios produziu, roteirizou e gravou uma minissérie com introdução e mais quatro capítulos para preparar os líderes em áreas que não fazem parte de suas formações tradicionais, mas que são extremamente importantes para a execução de suas funções diárias.
O programa – intitulado Projetos Inspiradores de Mudanças (IMP) – foi produzido com investimento próprio da Fundação Dom Cabral e apresentado pela primeira vez na filial de Jaguariúna da Ambev, no interior de São Paulo. Ao todo, 25 gerentes de produto da ZBS (Zone Brewery Support – algo como Zona de Suporte às Cervejarias, em tradução livre) puderam aprimorar habilidades nas skills propostas pelo treinamento.
Para Mark Paladino, gerente da FDC para programas de capacitação em grandes organizações privadas, o desenvolvimento dessas habilidades são importantes para que os gerentes de produtos melhorem a assertividade na hora de “vender” internamente os seus projetos.
Além da absorção de conhecimento dos líderes, o programa já tem benefícios em números. Um dos projetos desenvolvidos a partir dos aprendizados com o Programa de Capacitação da FDC está em implementação e tem retorno estimado em R$ 9 milhões. “É um projeto para a utilização de mais plástico reciclado na produção dos engradados de cerveja”, resume Paladino.
Câmera, ação!
A forma de engajar os participantes, com a produção de uma verdadeira minissérie, foi mesmo o ápice do Programa Customizado. A história faz alusão ao povoamento de Marte onde, em suma, os participantes, passando a habitar outro planeta, devem elencar tudo que for necessário para ali viver. “O mote é comparar isso com a estruturação de um projeto”, explica Paulo Almeida, professor da FDC.
Cada episódio – nos quais os atores são os próprios professores – tem 45 minutos de duração, havendo ainda o episódio de introdução, com 15 minutos.
O modelo é inusitado na Fundação Dom Cabral e, provavelmente, em grande parte do mundo, segundo Paulo Almeida. “E ele deu tão certo que balizou uma oferta de programa customizado para o mercado, o IMP”, diz.
Os professores participantes das gravações foram: Maria Elisa Brandão (estratégia); Paulo Almeida (gestão de mudança); Ana Resende (storytelling); Guilherme Mizziara (Negociação); e Daniela Balbina (gestão financeira).
Mark Paladino, o “diretor cinematográfico”, explica que a metodologia reduziu a dispersão dos alunos, mesmo considerando que era uma turma de formação em áreas diversas, como logística, inovação, marketing e gestão de pessoas.
Produção fictícia, resultados reais
Para chegar aos bons resultados, foram também aplicados no curso o Demon Day (Dia do Demônio) e o Angel Day (Dia do Anjo). No Demon Day, fala-se sobre tudo que está errado no projeto e dá-se o prazo de um mês para corrigir as falhas. A reformulação é apresentada no Angel Day, que contou com a participação de sponsors internos da Ambev.
Outro projeto, este voltado a reduzir a necessidade de viagens dos colaboradores da Ambev, deve reduzir custos diretos em cerca de R$ 4,3 milhões. “Esses são apenas os dois primeiros projetos aprovados. Certamente haverá mais, e acreditamos que os ganhos não se limitarão a esses já estimados”, diz. “Afinal, temos de contabilizar também os benefícios climáticos, dada a redução da pegada de carbono proporcionada, e os benefícios gerais da economia circular, que é nitidamente um dos principais caminhos para o crescimento econômico alinhado à sustentabilidade”, conclui.