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Inspirada na “vida em marte”, FDC promove capacitação de líderes da Ambev

Produção integra curso de capacitação para gerentes de produtos, aumentando o engajamento de alunos e os resultados para as organizações

curso em minisserie © - Shutterstock
por Redação março 2, 2023
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A necessidade de aprimoramento de gerentes de produto da Ambev em áreas como storytelling, estratégia, gestão de finanças aplicadas a projetos, comunicação assertiva e gestão de mudanças foi o pontapé para um projeto executado na organização em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).

Um grupo de professores da escola de negócios produziu, roteirizou e gravou uma minissérie com introdução e mais quatro capítulos para preparar os líderes em áreas que não fazem parte de suas formações tradicionais, mas que são extremamente importantes para a execução de suas funções diárias. 

O programa – intitulado Projetos Inspiradores de Mudanças (IMP) –  foi produzido com investimento próprio da Fundação Dom Cabral e apresentado pela primeira vez na filial de Jaguariúna da Ambev, no interior de São Paulo. Ao todo, 25 gerentes de produto da ZBS (Zone Brewery Support – algo como Zona de Suporte às Cervejarias, em tradução livre) puderam aprimorar habilidades nas skills propostas pelo treinamento. 

curso em minisserie
Divulgação – FDC

Para Mark Paladino, gerente da FDC para programas de capacitação em grandes organizações privadas, o desenvolvimento dessas habilidades são importantes para que os gerentes de produtos melhorem a assertividade na hora de “vender” internamente os seus projetos.

Além da absorção de conhecimento dos líderes, o programa já tem benefícios em números. Um dos projetos desenvolvidos a partir dos aprendizados com o Programa de Capacitação da FDC está em implementação e tem retorno estimado em R$ 9 milhões. “É um projeto para a utilização de mais plástico reciclado na produção dos engradados de cerveja”, resume Paladino. 

Câmera, ação!

A forma de engajar os participantes, com a produção de uma verdadeira minissérie, foi mesmo o ápice do Programa Customizado. A história faz alusão ao povoamento de Marte onde, em suma, os participantes, passando a habitar outro planeta, devem elencar tudo que for necessário para ali viver. “O mote é comparar isso com a estruturação de um projeto”, explica Paulo Almeida, professor da FDC.

Cada episódio – nos quais os atores são os próprios professores – tem 45 minutos de duração, havendo ainda o episódio de introdução, com 15 minutos.

O modelo é inusitado na Fundação Dom Cabral e, provavelmente, em grande parte do mundo, segundo Paulo Almeida. “E ele deu tão certo que balizou uma oferta de programa customizado para o mercado, o IMP”, diz.

Os professores participantes das gravações foram: Maria Elisa Brandão (estratégia); Paulo Almeida (gestão de mudança); Ana Resende (storytelling); Guilherme Mizziara (Negociação); e Daniela Balbina (gestão financeira).

Mark Paladino, o “diretor cinematográfico”, explica que a metodologia reduziu a dispersão dos alunos, mesmo considerando que era uma turma de formação em áreas diversas, como logística, inovação, marketing e gestão de pessoas.

Produção fictícia, resultados reais

Para chegar aos bons resultados, foram também aplicados no curso o Demon Day (Dia do Demônio) e o Angel Day (Dia do Anjo). No Demon Day, fala-se sobre tudo que está errado no projeto e dá-se o prazo de um mês para corrigir as falhas. A reformulação é apresentada no Angel Day, que contou com a participação de sponsors internos da Ambev.

Outro projeto, este voltado a reduzir a necessidade de viagens dos colaboradores da Ambev, deve reduzir custos diretos em cerca de R$ 4,3 milhões. “Esses são apenas os dois primeiros projetos aprovados. Certamente haverá mais, e acreditamos que os ganhos não se limitarão a esses já estimados”, diz. “Afinal, temos de contabilizar também os benefícios climáticos, dada a redução da pegada de carbono proporcionada, e os benefícios gerais da economia circular, que é nitidamente um dos principais caminhos para o crescimento econômico alinhado à sustentabilidade”, conclui.




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