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Crise no varejo pode estar ligada ao entendimento do perfil de consumo

Processo atual envolve fechamento de lojas e queda no faturamento de grandes marcas como O Dia, Subway e Marisa

crise no varejo © - Shutterstock
por Redação março 26, 2024
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O não entendimento do perfil de consumo do brasileiro poderia estar entre as razões da atual crise no varejo, segundo especialistas. Na lista mais nova de afetados estão marcas tradicionais como Dia, Lojas Marisa e Subway.

Sem entender a demanda do comprador local, as redes mostrariam uma dificuldade de criar raízes. No caso da Subway, o processo de recuperação judicial da controladora SouthRock foi um marco das lojas de fast food da marca. 

Erros de posicionamento podem explicar crise no varejo

A trajetória difícil do varejo brasileiro continua com a novela do Dia, rede de supermercados que resolveu fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição no Brasil. Com essa ação, a estratégia do grupo é concentrar as operações nas 244 lojas do estado de São Paulo. E, para fechar a nova tríade em crise, a Marisa reportou uma queda de 41% na receita líquida, desempenho que a empresa atribuiu a uma recomposição de estoque num ritmo mais lento.

As informações são da rede CNN, cuja reportagem traz uma análise do especialista em varejo da Strong Business School, Ulysses Reis. O analista lembra que o grupo Dia entrou no Brasil no final da década de 1998, aproveitando uma onda de desvalorização do real, e abriu a primeira loja em 2001. Mesmo com tantos anos de operação, ele avalia que a rede não entendeu o perfil do brasileiro. De certa forma, repetiu problemas como o do Walmart, que chegou a vender roupa de neve no país. 

Outra que mostrou equívocos foi a Starbuck, que pertence à mesma operação da Subway, e que, entre outros erros, não apresentou um programa de fidelidade mais estruturado. Para ele, os consumidores estão sempre buscando opções e isso precisa entrar no radar do varejo. Diferentemente deles, o grupo francês Carrefour teria estudado o Brasil durante anos, antes de começar a operar localmente.

Erro de posicionamento também teria sido o problema da Marisa, segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar). De acordo com ele, a empresa não conseguiu se firmar no mercado, assim como a rede espanhola Dia. O resultado é o fechamento de vários pontos por conta da competição. Sobre o Subway, ele acredita que a marca “não caiu no gosto do brasileiro”.




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