De olho no que acontece no mundo corporativo, a consultoria We4you organizou um compilado das 15 tendências de estratégia, liderança e cultura organizacional que devem impactar 2022. Os tópicos também consideraram as análises de outras consultorias internacionais e refletem as mudanças nos dois últimos anos. Conheça os tópicos, organizados num ABC rápido: 

Automação de Processos

A digitalização e automação de processos tornou vários setores das empresas mais estratégicos e menos operacionais. A obtenção de dados atualizados ampliou exponencialmente a velocidade das tomadas de decisão e a previsibilidade. Além de melhorar o aproveitamento dos recursos e aumentar a produtividade, agregando mais valor ao core business do negócio e aos clientes internos e externos.

Capacitação de Líderes

Com um papel fundamental no desenvolvimento do capital humano, principalmente no atual cenário de grande competitividade e mudanças constantes, aprimorar o conhecimento e as habilidades dos líderes produz um efeito cascata de melhorias na organização como um todo. Um dos principais desafios a ser enfrentado é gerenciar o time de forma humanizada e inovadora, despertando o melhor de cada um para atingir alta performance. Bem como, fortalecer a capacidade de delegar e se autogerenciar. 

Cibersegurança 

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Volumes consideráveis de informações confidenciais e dados pessoais são coletados minuto a minuto, desde o envio de mensagens em chats corporativos até a gestão da folha de pagamento. Garantir a privacidade, proteção e integridade desses dados é imprescindível. Estar em conformidade com as diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e, efetivamente, propiciar a segurança cibernética evita qualquer tipo de inconveniente jurídico.

Compliance e Legislação Trabalhista 

É necessário se adaptar às mudanças estruturais e legislativas para manter a organização em conformidade. Benefícios flexíveis, férias fracionadas, regulamentação do trabalho remoto, marco regulatório trabalhista infralegal e Medidas Provisórias estão em constante mudança devido as incertezas do mercado e da saúde pública global.

Diversidade além da reputação 

A multiplicidade é inerente a nossa existência. Por isso, é essencial criar oportunidades de forma igualitária, rompendo estereótipos relacionados a idade, etnia, nacionalidade, gênero, condições físicas, culturais e etc. Ao mesmo tempo, sensibilizar líderes e colaboradores para transformar o ambiente de trabalho em um lugar melhor para todos, sem exceção. Ou seja, promover ações focadas em inclusão e equidade é vital para a sustentabilidade e o futuro da organização.

Employee Experience 

employee experience 

Processos e pessoas, sistemas e comportamentos, interações e sentimentos, tudo isso faz parte da experiência do colaborador em sua jornada profissional dentro da empresa. Promover ações que visam o crescimento e o bem-estar, tanto no ambiente físico como no ambiente cultural, fortalece o engajamento e a performance, contribui para atração e retenção de talentos e gera mais valor ao negócio.  Além disso, melhora o estilo de vida profissional e diminui a possibilidade de desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Feedback contínuo 

Fomentar o entendimento, a transparência e a sintonia entre empresa, líderes e equipes. Desenvolvendo um processo de ideação, aplicação e devolutiva para conectar os profissionais e deixar para trás as impressões subjetivas e pessoais. Promover feedbacks gera alinhamento e melhora a comunicação, além de fazer parte do conceito HCM (Human Capital Management) onde o capital humano é totalmente valorizado.

Flexibilidade no trabalho 

Retorno ao presencial com horários flexíveis, trabalho híbrido, home office, CLT ou PJ, trabalho freelance e pontual, o foco principal está na capacidade de entrega do profissional e seu desempenho em atingir os resultados determinados. A ascensão do trabalho remoto e PhyDigital (ambiente físico e digital) chacoalhou a hierarquia das necessidades e o estilo de liderança. Entender e atender essas novas necessidades impacta, diretamente, no sucesso da organização.

Gamificação

Recurso bastante utilizado por ativar conexões cerebrais, facilitando a retenção das informações por meio dos mecanismos de prazer e recompensa, com o intuito de alcançar resultados e objetivos específicos. Traçar um plano de implementação, com metas, acompanhamento e mensuração de resultados, permite ampliar a adesão e o engajamento dos colaboradores na jornada de aprendizado e na entrega de resultados positivos.

People Analytics 

people analytics 

Coletar, integrar, processar e avaliar as informações referentes aos colaboradores, captadas por sistemas especializados que, por meio de IA (Inteligência Artificial), auxiliam as tomadas de decisão baseadas em dados. Com o uso de indicadores de desempenho bem determinados é possível compreender perfis, padrões de comportamento e quão motivados, produtivos e eficientes estão os colaboradores.

Responsabilidade Social 

Não apenas como algo estratégico para melhorar a imagem do negócio. Pelo contrário, deve ser uma ação efetiva, vinculada aos pilares institucionais da organização. É uma forma de se posicionar no mercado, abraçando importantes causas sociais que impactam positivamente a comunidade e melhoram a saúde física e mental da população. Simultaneamente, promovendo o senso de pertencimento de todos os colaboradores.

Softwares All-in-one 

A digitalização dos processos não é mais uma alternativa para aumentar a produtividade, ela é uma necessidade para que a empresa consiga ser sustentável em diferentes contextos de trabalho. Cada vez mais sistemas estão sendo desenvolvidos com a capacidade de centralizar informações, integrar e agilizar os processos do dia-a-dia.

Universidade Corporativa 

Criar uma instituição de educação interna, oferecendo treinamentos, cursos e workshops se tornou uma ferramenta estratégica para potencializar o aprendizado e o desenvolvimento dos colaboradores. Os e-learnings (conteúdo online) se mostraram eficazes e práticos, e o uso da criatividade no desenvolvimento de Campanhas de Aprendizagem é um diferencial, podendo incluir: ações interativas, vídeos curtos, infográficos, jogos orientados, cafés online, grupos de estudos, entre tantas outras opções.

Upskilling

upskilling

Termo utilizado para o aprimoramento das competências dos colaboradores e ampliação de sua autonomia. Detectar essas competências, entender seus pontos fortes e ativamente desenvolvê-los por meio do conceito de Lifelong Learning (aprendizado para toda a vida) é um investimento com grande potencial de retorno, tanto para a empresa como para o profissional. É um estímulo para a aprendizagem intencional.

Work from Anywhere

Como parte das mudanças culturais, sociais e tecnológicas que vem acontecendo no mundo, com o amadurecimento do trabalho remoto e a expansão das fronteiras trabalhistas, praticar uma atividade profissional de qualquer lugar do planeta vem ganhando cada vez mais força. Desenvolver uma cultura organizacional que integre toda a potencialidade deste modelo de trabalho é um dos grandes desafios.