O Brasil completa os 200 anos de independência com mais de 66% da Mata Atlântica destruída e com uma taxa de desmatamento do bioma Amazônia extremamente preocupante: entre 2013 e 2021 o aumento foi de 75%, passando de 6.682,29 km2 para 11.706,91 km2. Esse é apenas um dos dados listados pelo relatório Componente Prosperidade Ambiental – PERFORMANCE, publicado em abril pelo Imagine Brasil, iniciativa da Fundação Dom Cabral (FDC) para mobilizar lideranças e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.
A partir da consolidação de vários materiais produzidos por especialistas convidados pela FDC, o documento indica ainda que o processo de desmatamento na Amazônia e no Cerrado, até 2018, era da mesma magnitude em área (refletindo um ritmo mais acelerado para o Cerrado, que é um bioma menos extenso), mas que na Amazônia, a partir de 2019, o processo se intensificou, refletindo as políticas ambientais do atual governo federal. Na Mata Atlântica, onde os remanescentes são menos extensos, o desmatamento acelerou entre 2020 e 2021.
Segundo o documento, a preocupação envolve todos os biomas, apesar da atenção internacional se concentrar na Amazônia. “Existe uma grande diferença em termos de proteção dos biomas brasileiros por meio de unidades de conservação. Enquanto as unidades de conservação abrangem 28% da Amazônia, elas protegem somente 2,9% dos pampas e menos de 10% da Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Pantanal. É necessário aumentar as unidades de conservação em todos os biomas, ampliar o financiamento e melhorar a governança e gestão dessas áreas”, destaca o relatório.
A análise da situação ambiental do Brasil é um recorte do documento, que é fruto de um trabalho consistente de seis fases: escuta dos atores, ouvindo vários especialistas em uma série de encontros, versões intermediárias do documento, pesquisa, reuniões de trabalho, versão definitiva e disseminação. Iniciada em outubro de 2021, a discussão sobre o Componente Prosperidade Ambiental agora avança para a etapa de disseminação e deve, inclusive, alimentar o debate político pré-eleições nesse ano.
A Prosperidade Ambiental é um dos quatro eixos do Imagine Brasil, ao lado do Crescimento Econômico e Produtividade; Inclusão Social; e Políticas Públicas e Governança.