close

A complexidade das iniciativas de IA em Saúde

Com a capacidade sem precedentes da IA para analisar e decifrar volumes de informação, a medicina será cada vez mais remodelada em prol do cuidado com o paciente

ia saude Imagem: A3Data

Por

Gustavo Landsberg

Chief Medical Officer da A3Data

  • Inovação e transformação digital Mais informações
    Inovação e transformação digital

A IA já é considerada chave das transformações do mercado, e com a medicina não é diferente. A tecnologia está remodelando a forma como a saúde é administrada e entregue, desde o registro de consultas e a geração automatizada de documentação médica até o suporte à tomada de decisões clínicas. 

Com aproximadamente um terço de todos os dados globais originando-se do setor de saúde, a inteligência artificial emerge não apenas como uma ferramenta, mas como um catalisador para uma nova era na medicina. “A inteligência artificial deverá promover uma transformação no comportamento humano e em todos os setores da economia, de maneira similar – porém mais acelerada – ao que ocorreu com a internet. Na Saúde, seus impactos já são percebidos. É um movimento que já não se pode conter”, diz Gustavo Landsberg, chief Medical Officer da A3Data.

Big numbers e o “Dr. Google”

Pandemia Covid-19

ia saude
© – Shutterstock

Os sistemas de saúde mundiais foram abalados com a pandemia do COVID-19, porém alguns avanços na medicina foram observados, como por exemplo:

  • Telemedicina: Aumento exponencial no uso, melhorando o acesso a cuidados de saúde.
  • Telemonitoramento de Casos: Uso de tecnologia para monitoramento remoto e contínuo de pacientes, permitindo a coleta e análise de dados de saúde em tempo real.
  • Chatbots de Saúde: Inovação em IA aplicada ao desenvolvimento de chatbots para triagem e coleta de informações de saúde.
  • Ensaios Clínicos Virtuais: A pandemia estimulou a adoção de ensaios clínicos realizados virtualmente. 

Segunda à Saúde Digital Brasil , entre 2021 e 2022, mais de 7,5 milhões de consultas foram realizadas via telemedicina. Assim como uma pesquisa do Cetic indicou que, em 2022,  33% dos médicos no Brasil adotaram a modalidade de teleconsulta.

A internet é o maior meio de informação nos dias atuais, e os dados de saúde não ficam fora dessa onda de conhecimento que a internet nos propõe. Segundo o Datafolha, em 2023, cerca de 47% dos internautas utilizaram o Google como forma de “consultar” a sua saúde. Chamado de ‘Dr.Google’, esse fenômeno reflete uma mudança na relação médico-paciente, onde a informação está ao alcance da mão, a qualquer momento. 

Aplicações de IA na Saúde

ia saude
© – Shutterstock

Com a capacidade sem precedentes da IA para analisar e decifrar imensos volumes de informação, a medicina será cada vez mais remodelada em prol do cuidado com o paciente e a gestão em saúde. Veja alguns dos serviços que estão avançando com a tecnologia:

Diagnóstico e Interpretação de Imagens Médicas 

A IA aprimora a precisão dos diagnósticos ao analisar imagens médicas, como radiografias e ressonâncias magnéticas.

Apoio à Decisão Clínica

Ferramentas de IA ajudam profissionais de saúde a tomar decisões clínicas informadas, analisando grandes volumes de dados de saúde.

Desenvolvimento de Medicamentos

A IA acelera a descoberta de novos medicamentos, analisando estruturas moleculares e previsões de efeitos.

Gestão de Saúde Pública

A IA é usada na vigilância de doenças, identificando surtos e padrões de saúde pública.

Saúde Personalizada

A IA personaliza tratamentos, analisando dados genéticos e ambientais do paciente.

Chatbots e Assistência Virtual

Chatbots baseados em IA facilitam o acesso à informação e triagem inicial, direcionando pacientes aos serviços apropriados.

Estruturação de informação clínica

A IA pode realizar a captura e organização dos dados de saúde em formatos definidos por padrões internacionais com precisão e eficiência.

Grandes desafios

© – Shutterstock

Junto com os avanços e oportunidades, o uso da inteligência artificial e outras tecnologias digitais na medicina traz desafios. A A3Data também listou os principais:

Privacidade dos Pacientes

Fundamentos da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem. Exige consentimento expresso.

Segurança

Cerca de 35% dos ataques hackers no Brasil são no setor de saúde (Fonte: Veja). Na média, apenas 2% do orçamento das empresas são dedicados à Cyber Segurança.

Vieses Algorítmicos

Modelos artificiais assim como biológicos são limitados e imperfeitos. O viés pode estar no dado coletado, no algoritmo usado e na interpretação do resultado. 

Outros desafios

Explainable AI (XAI): refere-se a sistemas de inteligência artificial (IA) que são projetados para serem transparentes e fornecer explicações compreensíveis para humanos sobre como eles chegaram a suas decisões ou ações. Seu objetivo é tornar o processo de tomada de decisão da IA aberto, para que os usuários possam entender, confiar e gerenciar efetivamente a tecnologia. Isso é particularmente importante em áreas críticas como saúde.

Exemplos de Produtos de Saúde de IA desenvolvidos pela A3Data

A A3Data desenvolveu diversos produtos de gestão de saúde em diversas tecnologias em Inteligência Artificial. Com o propósito de acelerar a inovação por meio da análise avançada de dados, ajudando nossos clientes a reduzirem custos e aumentarem a eficiência. Sempre pensando em facilitar e transformar a vida das pessoas.

Maria Saúde

Maria Saúde é uma clínica digital que revoluciona o cuidado ao paciente combinando telemedicina assíncrona, por meio de chat com linguagem natural, e automação de fluxos. Essa combinação permite a otimização escalável do cuidado, possibilitando a execução de planos de cuidado individualizados que se ajustam ao perfil de saúde de cada paciente, garantindo um tratamento mais eficaz e personalizado.

Nuvie

Estudos revelam que médicos gastam de 20% a 50% de seu tempo com tarefas burocráticas. Isso inclui registro de consultas, pedidos de exames, prescrições e outras atividades. 

Nuvie é uma solução de inteligência artificial que coleta, organiza e guarda todo o histórico de saúde de um paciente. Com o Nuvie, todas as informações da consulta são capturadas em áudio ou texto, sendo estruturadas e codificadas automaticamente no histórico clínico do paciente.

Quer saber mais? Maria Saúde | Nuvie | Capital Markets

Leia também:




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter