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Gestão pública
O Brasil perdeu cinco posições e está em 57º lugar no ranking de competitividade digital de 2023, divulgado pelo IMD World Competitiveness Center em parceria com o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral (FDC). O país ocupava a 52ª posição no ano passado. O ranking avalia a capacidade das economias mundiais em explorar novas tecnologias digitais, impactando a produtividade econômica, o crescimento dos países e organizações.
O ranking de competitividade digital reforça a importância de um maior envolvimento da esfera pública e privada na agenda de construção de uma nação digital, pela complexidade e necessidade de atuação em cooperação para superação de desafios.
Os destaques globais foram os Estados Unidos, que retornaram à liderança do ranking, seguidos de Holanda, Singapura, Dinamarca e Suíça. As últimas posições foram ocupadas por Botswana, Argentina, Colômbia, Mongólia e Venezuela.
Visão geral do Ranking de Competitividade Digital
Posição | País | Posição por fator | ||
Tecnologia | Conhecimento | Prontidão para o futuro | ||
1º | Estados Unidos | 6º | 2º | 2º |
2º | Holanda | 5º | 7º | 4º |
3º | Singapura | 1º | 3º | 10º |
4º | Dinamarca | 7º | 9º | 3º |
5º | Suíça | 10º | 1º | 6º |
6º | Coreia do Sul | 12º | 10º | 1º |
7º | Suécia | 11º | 5º | 8º |
8º | Finlândia | 9º | 11º | 5º |
9º | Taiwan, China | 3º | 18º | 7º |
10º | Hong Kong | 2º | 6º | 17º |
54º | México | 58º | 50º | 54º |
55º | Bulgária | 56º | 53º | 58º |
56º | Peru | 57º | 55º | 55º |
57º | Brasil | 60º | 57º | 52º |
58º | África do Sul | 59º | 58º | 56º |
59º | Filipinas | 51º | 63º | 59º |
60º | Botswana | 52º | 52º | 63º |
61º | Argentina | 63º | 62º | 49º |
62º | Colômbia | 62º | 54º | 60º |
63º | Mongólia | 61º | 56º | 62º |
64º | Venezuela | 64º | 64º | 64º |
No Brasil, os destaques positivos foram o total de gastos públicos em educação (12º), representatividade feminina em pesquisas científicas (17º), produtividade em pesquisas de P&D (7º), robótica em educação e P&D (17º) e uso de serviços públicos online pela população (11º). O país se destacou também, ficando em 11º, no uso de serviços online que facilitam a interação do público com o governo. Segundo a pesquisa do Banco Mundial sobre maturidade digital dos governos, o Brasil se destacou pelos 140 milhões de usuários na plataforma GOV.BR, abrangendo 80% da população brasileira acima de 18 anos.
Por outro lado, a experiência internacional da força de trabalho (63º), habilidades tecnológicas (62º) e estratégias de gestão das cidades para apoiar o desenvolvimento de negócios (61º) estão entre os piores resultados do país.
O relatório traz uma análise completa de um time de especialistas da FDC que elenca quais são os desafios atuais do Brasil, as recomendações para melhorar sua competitividade digital e como podemos seguir modelos de outros países para esse desenvolvimento. A melhoria da competitividade digital do país é essencial para que ele possa aproveitar as oportunidades do século 21 e se tornar uma economia mais próspera e inclusiva.
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