Quatro dicas para uma nova mentalidade estratégica nas empresas

Heitor Coutinho, professor da FDC, explica por que aprendizagem, imaginação, colaboração e resiliência são os mindsets necessários

Empresas consideradas líderes de mercado são como leões, que representam a força e a coragem, mas que erram muitas vezes antes de capturar uma presa. Já os babuínos são primatas muito curiosos e que desenvolvem novas práticas continuamente, raramente sendo capturados por leões.

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Aprendizagem: um babuíno

A estratégia tradicional de imaginação das empresas é como o xadrez, baseada na capacidade lógica de prever os movimentos futuros do concorrente. O professor da FDC sugere a mentalidade do artista, que cria algo novo a partir da imaginação e pode antecipar uma inovação.

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Imaginação de artista

A mentalidade tradicional das empresas é focada na proteção de mercado e não na colaboração. É como se fosse um fosso, onde a empresa impede que outras entrem em seu território. Para Coutinho, é possível trocar o fosso pela catraca, permitindo que parceiros sejam autorizados a entrar no “terreno” da empresa para colaborar.

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Colaboração como catraca

A resiliência muda o pensamento clássico de visão a longo prazo, com base na previsibilidade, aumentando a agilidade da empresa para adaptação diante das adversidades, que vão ser cada vez mais frequentes e inesperadas.

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Resiliência é melhor que previsibilidade

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