Médias empresas do comércio quase ficaram sem lucro em 2022

O ‘Radar de Mercado das Médias Empresas 2023’, realizado pelo Centro de Inteligência para Médias Empresas da FDC, traz uma análise do desempenho do setor entre 2021 e 2022

A amostra do estudo incluiu 6.917 médias empresas, selecionadas por meio da plataforma EMIS

Aumento dos custos operacionais, maior concorrência, com queda de preços nas vendas, e volatilidade nos preços das matérias-primas são fatores que influenciaram na redução de 8,4% na receita líquida das médias empresas

O resultado financeiro, em comparação com 2021, também mostra retração quando o assunto é o EBITDA: redução de 14,1%

Os resultados de lucro líquido são ainda mais acentuados e indicam uma queda de 14,93%

Para Mauro Oliveira, gerente de Médias Empresas da FDC e um dos três autores do documento, 2022 foi o ano de retorno à normalidade, com o “fim oficial” da pandemia de Covid-19

Eduardo Menicucci, professor associado da FDC, também autor do documento, ressaltou a queda significativa do faturamento das médias empresas, decorrente da falta de crédito e queda geral de renda

Uma das novidades do estudo de 2023, com dados consolidados de 2021-22, é a concentração das médias empresas por região. O relatório aponta que o Sudeste não só concentra o maior número de empresas, como também mostrou um aumento na margem EBITDA

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