Liderança feminina cresce em pequenas e médias empresas

As mulheres estão avançando na liderança de pequenas e médias empresas no Brasil. Um dos motivos é o caminho, cheio de obstáculos, para as profissionais do sexo feminino chegarem ao topo das organizações de maior porte

Outra razão é que a jornada como pequena ou média empresária permite maior flexibilidade para conciliar a carreira e a família, além do chamado ‘empreendedorismo por necessidade’

Marina Spínola, da FDC, aponta que as micro, pequenas e médias empresas podem ser uma maneira mais rápida para a ascensão profissional e social das mulheres de várias camadas sociais

Mas, para que o cenário seja promissor, Marina defende que é preciso endereçar pelo menos dois desafios estruturais da sociedade. O primeiro deles é a divisão sexual do trabalho, que impõe uma sobrecarga desleal às mulheres

O segundo é a dificuldade de acesso a crédito, sustentada por vieses culturais (inconscientes, muitas vezes), que atribuem à mulher uma avaliação negativa como gestora e líder

Para saber mais sobre o assunto: