close

Quatro dicas para fazer uma transição de carreira

Avalie os métodos, os riscos e os benefícios, antes de tomar uma decisão sobre a mudança de carreira

transicao de carreira © - Shutterstock
por Redação 1 de outubro, 2024
  • Educação e aprendizagem Mais informações
    Educação e aprendizagem
  • Estratégia e governança Mais informações
    Estratégia e governança

O processo de transição de carreira é uma opção para quem está insatisfeito com a atividade profissional que exerce. A mudança, no entanto, não é prática e precisa considerar uma série de fatores antes de uma decisão ser tomada em definitivo. Confira quatro pontos importantes do processo.

Leia também:

Jornadas personalizadas de carreira podem ampliar possibilidades profissionais

1. Identificando o problema 

O primeiro ponto a ser considerado na hora de mudar de carreira é o que te desmotiva. Se a razão for salarial ou de ambiente de trabalho, a mudança de emprego é a melhor opção. As novas gerações, por exemplo, podem estar focadas na estabilidade e relativizar a questão salarial. Esse aspecto, no entanto, pode ser decisivo, em grande parte das decisões, segundo a consultoria Randstad. Salários e benefícios atrativos foram indicados por 68% dos entrevistados em uma pesquisa da companhia sobre principal fator de mudança de emprego.

2. Autoconhecimento

transicao de carreira
© – Shutterstock

Após verificar que o problema está na atividade profissional, é a hora de se questionar quais são seus objetivos e desejos. Pense no que você gosta e não gosta de fazer e o que te motiva em um emprego. Talvez a questão não esteja nem na carreira, mas sim na área. Talvez a mudança do segmento corporativo para o acadêmico, por exemplo, seja uma alternativa. Pense em segmentos de atuação em que você possa aproveitar as habilidades que já tem, enquanto desenvolve novas. Realizar um teste vocacional pode ser um recurso importante nesse caso, como indica a reportagem do site Terra. Conversar com profissionais de áreas distintas ou mesmo realizar cursos fora da área de formação são outros dois instrumentos para avançar no autoconhecimento.

3. Buscando uma nova área 

Após definir que realmente você precisa de uma transição de carreira, está na hora de pesquisar sobra a nova. Os conselhos aqui são os mesmos dados para um jovem que está buscando uma carreira: pesquise na internet exemplos na profissão escolhida, veja como funciona o mercado de trabalho e as médias salariais.

Se possível, converse com outros profissionais da área. Pergunte sobre a experiência, os erros e acertos, busque entender as possibilidades existentes dentro daquele novo mercado.

Leia também:

Mulheres maduras buscam transição de carreira

4. Planejamento financeiro

transicao de carreira
© – Shutterstock

Com a mudança de carreira, é possível que se tenha que começar em cargos iniciais e a diferença salarial pode ser substancial, conforme alerta reportagem da Folha de São Paulo. Por isso, considere vários pontos, como a necessidade de ter que se capacitar para a nova profissão – e o investimento a ser feito nisso -, além de o quanto o salário fará diferença no fim do mês. O ideal é ter um colchão financeiro para suportar esse início.




Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

Inscreva-se na nossa newsletter