-
Inovação e transformação digital
As redes sociais estão sendo invadidas pelos idosos, segundo uma pesquisa da Kantar Ibope Media, que avaliou o crescimento do público entre 65 e 75 anos no período de 2015 até 2022. O crescimento de usuários nessa faixa foi de 255% no Facebook, o que não espanta. No WhatsApp, o incremento chegou a 707%, próximo do nível do YouTube, com 886%. A surpresa veio com o Instagram, onde as assinaturas aumentaram em 4.937%.
“Essas pessoas de 65 a 75 anos não são mais um nicho de mercado, elas se tornaram, ao longo de um período relativamente pequeno, mainstream do consumo de redes sociais”, aponta Eduardo Alves, Head de Go-To-Market & Field Marketing na Kantar Ibope Media, em reportagem da CNN Brasil.
Embora seja associado a um público mais jovem (da mesma forma que o Face tem sido visto como uma rede de adultos), o Instagram vivencia um fenômeno comum às plataformas digitais: com o tempo, as populações online tendem a se reequilibrar para refletir melhor a população em geral.
Millenials dominam Instagram
Outro ponto do levantamento indica que a geração dos chamados millenials (nascidos entre 1981 e 1996) é a que mais gasta no país. Representando 34% da população brasileira e com renda mensal familiar acima de R$ 15 mil, essa camada despende mais reais em 12 das 26 categorias de gasto elencadas pela pesquisa. Os millenials gastam 11% a mais em computadores e 10% a mais em perfumes, além de 9% a mais em relógios de pulso, para ficarmos em três exemplos.
Eles também são mais propensos a terem cartão de crédito e investimentos financeiros, além de usarem mais os pagamentos por meios virtuais. Os millennials ainda se mostram mais impactados pela pressão pelo status e uma tendência de progredirem financeiramente acima da média nacional.