Neste ano, o Seja Relevante publicou 20 artigos de opinião de especialistas, com diferentes visões e insights sobre temas variados, que foram de governança corporativa à inteligência artificial. Relembre, a seguir, o que esses artigos abordaram, muitas vezes de maneira exclusiva.

Filmar a própria demissão? Onde iremos parar?

Fotos: Reprodução/ TikTok

David Braga, professor convidado da Fundação Dom Cabral, questiona as implicações de uma sociedade em que as pessoas filmam momentos pessoais e profissionais, incluindo demissões, com o intuito de gerar repercussão. O autor alerta sobre os riscos dessa prática para a reputação pessoal e profissional, e discute o impacto nas relações de trabalho em um mundo cada vez mais conectado (Leia mais)

Adaptabilidade é a chave para o sucesso no mundo dos negócios

Seja Relevante

Carlos Martins Pereira, professor do Centro de Inteligência de Médias Empresas da FDC, enfatiza a importância da adaptabilidade no cenário corporativo contemporâneo. O artigo aponta que, em um ambiente de mudanças rápidas, a capacidade de se adaptar de forma ágil a novas realidades e desafios é essencial para a sobrevivência e crescimento de uma empresa (leia mais)

Desafios da governança corporativa: reflexões sobre Petrobras e Vale

Fotos: Shutterstock e Divulgação/Vale

Jairo Procianoy, professor associado da Fundação Dom Cabral, analisa os desafios enfrentados por grandes corporações, como Petrobras e Vale, no campo da governança corporativa. O autor reflete sobre os escândalos de corrupção e as lições que podem ser aprendidas para aprimorar os mecanismos de governança em empresas públicas e privadas (leia mais).

Transformação: sua empresa está preparada para a jornada?

Yves Moyen, professor do Centro de Inteligência de Médias Empresas da FDC, questiona se as empresas estão realmente preparadas para a transformação digital que está moldando o mercado. Ele argumenta que muitas ainda não compreenderam completamente o que é necessário para uma adaptação eficaz, desde a infraestrutura até a cultura organizacional (leia mais).

Sucesso feminino está além do cargo de liderança

Seja Relevante

David Braga destaca que o sucesso feminino no ambiente corporativo vai além da conquista de cargos de liderança. Ele defende que a verdadeira mudança se dá quando as empresas promovem uma cultura de inclusão e igualdade de oportunidades, garantindo que todas as mulheres tenham voz e espaço em qualquer nível hierárquico (leia mais).

Resiliência e exponencialidade criam a estratégia dual para organizações

Paulo Vicente dos Santos Alves, professor nas áreas de Estratégia e Gestão Pública na FDC, discute como a combinação de resiliência e exponencialidade pode formar uma estratégia robusta para as organizações. Ele destaca que empresas resilientes conseguem se adaptar rapidamente, enquanto as exponenciais são capazes de crescer de maneira sustentável (leia mais).

Conselheiros admitem urgência de letramento em ESG

Carlos Penteado Braga, professor associado da FDC e coordenador do Programa ESG na Sala do Conselho da instituição, analisa os resultados de uma pesquisa que revela a urgência de conselheiros empresariais em se letrarem sobre ESG (ambiental, social e governança). O artigo destaca como esse letramento pode ser um diferencial competitivo no ambiente corporativo moderno (leia mais).

Existe momento correto para um CEO vir a ser conselheiro?

Jairo Procianoy, professor associado da Fundação Dom Cabral, reflete sobre o momento certo para que um CEO transite de sua posição executiva para a de conselheiro em uma empresa. Ele argumenta que a transição deve ser cuidadosamente planejada, considerando o contexto da organização e os objetivos estratégicos a longo prazo. (leia mais)

Os ecossistemas de negócio e seu impacto nas médias empresas

Heitor Coutinho, professor nas áreas de Estratégia, Mudança Organizacional e Gestão de Projetos na FDC, explora como os ecossistemas de negócios impactam diretamente as médias empresas. Ele destaca a importância de as pequenas e médias organizações se integrarem em redes de colaboração para aumentar sua competitividade e resiliência no mercado (leia mais)

Para além do design: explorando a recursividade dos modelos de negócios

Fabian Salum e Karina Coleta, professores da FDC, apresentam uma visão aprofundada sobre a recursividade nos modelos de negócios, argumentando que as empresas devem ir além do design de produto e olhar para o ciclo contínuo de adaptação e inovação de seus modelos de negócios para se manterem competitivas (leia mais)

Tecnologia democratiza apoio e também oferece riscos em meio à tragédia no RS

Foto: Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini/ Governo do Estado do Rio Grande do Sul via Flickr

Fernanda Faria Chaves e Marcos Silva, membros do Comitê de Conhecimento – Alumni FDC -, discutem os avanços tecnológicos e como, apesar de trazerem grandes benefícios, também podem apresentar riscos em momentos de crise. Eles usam a tragédia ocorrida neste ano no Rio Grande do Sul como exemplo de como a tecnologia pode ser tanto um apoio quanto uma complicação (leia mais)

Singapura é atraente para novos negócios

Paulo Vicente dos Santos Alves, professor nas áreas de Estratégia e Gestão Pública na Fundação Dom Cabral, destaca as vantagens de Singapura como um polo atrativo para novos negócios. O artigo explora as políticas públicas, infraestrutura e a estabilidade econômica que fazem de Singapura um dos destinos mais procurados por empreendedores e investidores. (leia mais)

Scaling: a ciência do crescimento exponencial dos negócios

Diego Marconatto, professor na área de Estratégia na FDC, explica os conceitos por trás do scaling, que é a capacidade das empresas de crescer de forma exponencial. Ele oferece insights práticos sobre como as organizações podem aplicar técnicas de scaling para alcançar novos patamares de crescimento sustentável (leia mais)

Educação em Singapura contribui para o desenvolvimento econômico do país

Fabiano Bossle Miguel, do Comitê de Conhecimento – Alumni FDC -, analisa o papel da educação nos resultados da economia de Singapura. Ele destaca como a qualidade do sistema educacional contribui diretamente para a formação de uma força de trabalho altamente qualificada, impulsionando a competitividade do país. (leia mais)

Desatando nós: design organizacional contribui na transformação das organizações?

Maria Ribeiro, professora convidada do Centro de Inteligência em Médias Empresas da FDC, discute o papel do design organizacional na transformação das empresas. Ela explora como a reestruturação dos processos internos e a adaptação dos modelos de gestão podem ser determinantes para o sucesso a longo prazo das organizações (leia mais)

Ferramentas e fornecedores de IA: para uso no dia a dia dos negócios

Hugo Ferreira Braga Tadeu, diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da FDC, examina o impacto da inteligência artificial (IA) nas operações diárias das empresas. O artigo apresenta as principais ferramentas de IA disponíveis no mercado e como elas podem ser utilizadas para otimizar processos e aumentar a produtividade. (leia mais)

Além do hype: estratégias sustentáveis e aplicações de inteligência artificial

Diocélio Dornela Goulart, professor do Centro de Inteligência em Médias Empresas da FDC, critica o exagero em torno do hype da inteligência artificial e defende uma abordagem mais pragmática e sustentável para sua aplicação nos negócios. Ele explora como empresas podem incorporar a IA de maneira responsável e sustentável (leia mais)

A importância do ‘feedback’ e ‘feedforward’

Renata Vilhena, professora da área de Gestão Pública na FDC, destaca a importância dos processos de feedback e feedforward nas empresas. Ele argumenta que essas práticas, quando bem aplicadas, são fundamentais para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores e para o sucesso organizacional (leia mais)

Como liderar e enfrentar desafios adaptativos na administração pública

Novamente a Renata Vilhena, junto a Vivian Rodrigues, Gerente de Projetos da FDC, exploram os desafios adaptativos enfrentados pelos líderes no setor público. Elas sugerem que, para superá-los, os gestores precisam adotar novas abordagens de liderança e adaptação a mudanças rápidas, especialmente em tempos de crise (leia mais)

Estratégias emergentes para PMEs: como se adaptar para crescer

Henrique de Castro Neves, professor do Centro de Inteligência em Médias Empresas da FDC, aborda as estratégias emergentes que as pequenas e médias empresas (PMEs) devem adotar para se adaptarem e crescerem em um mercado cada vez mais competitivo. O artigo enfatiza a importância da inovação e da flexibilidade para as PMEs se manterem relevantes no mercado (leia mais)