O mundo corporativo está em busca de habilidades que vão muito além da formação técnica ou formal dos profissionais. Flexibilidade, boa capacidade de comunicação e domínio de uma segunda língua, preferencialmente o inglês, são competências que ganharão mais peso no recrutamento pelas empresas em 2023.
De acordo com a Pesquisa Salarial 2023 da Robert Walters, consultoria global de recrutamento, estas são as principais tendências profissionais nas áreas de marketing digital, tecnologia, engenharia e Recursos Humanos.
Na área do Marketing Digital, a consultoria percebeu que nos anos de 2021 e 2022, houve muita demanda em todos os níveis de vaga. Já para 2023, há uma tendência de crescimento de profissões um pouco menos especializadas, com uma visão generalista. Craig Rowbottom, Head de Digital na Robert Walters Brasil, afirma que, além de uma boa formação e experiência, o setor demandará cada vez mais dos candidatos mais habilidades, como comunicação e um idioma adicional, preferencialmente o inglês. A experiência em ambientes colaborativos também será muito apreciada.
Carência de profissionais de TI
Já o setor de Tecnologia viverá situações muito específicas neste e nos próximos anos. Bruno Martins, Senior Manager para TI na Robert Walters Brasil, diz que contratar profissionais qualificados em TI é um grande desafio para os responsáveis diretos pelas contratações e gestores de RH. Embora existam equipes de Talent Acquisition dentro das empresas para selecionar esses profissionais, a tarefa continua difícil.
Segundo Martins, há estudos que projetam que a escassez de profissionais de TI pode chegar a cerca de 800 mil trabalhadores até 2025. “Por isso, muitas vezes as empresas precisam de apoio externo para encontrar esses profissionais”, afirmou.
Assim como no Marketing Digital, além da boa qualidade técnica, o setor de Tecnologia demanda boa comunicação, habilidade para trabalhar em ambiente colaborativo e um segundo idioma.
Respeito à diversidade e inclusão
Segundo a Robert Walters, em 2023, os segmentos de Energia, Construção Civil, Infraestrutura e Agronegócio continuarão crescendo, mas essas áreas passam por mudanças em termos de capital intelectual.
Ana Carolina Rezende, Manager da Divisão de Engenharia na Robert Walters Brasil, diz que as empresas estão em busca de “gestores com estilos mais humanizados, flexíveis, criativos, com mindset mais voltado a novas tecnologias e que cada vez mais busquem o respeito à diversidade à inclusão.’’
Por outro lado, a Manager da Divisão de Engenharia comenta que os candidatos estão sendo mais seletivos em relação às empresas em que querem trabalhar, procurando por corporações que tenham investimento em responsabilidade social e equidade.
“Com o fim da pandemia, observamos uma nova tendência no recrutamento na qual os profissionais buscam uma forma de trabalho híbrida. Em contrapartida, as empresas estão retomando suas atividades presenciais e buscam profissionais mais abertos a uma agenda presencial”, acrescentou Ana Carolina.
Perfil generalista
Já em Recursos Humanos, Fabiano Kawano, Diretor da Robert Walters, diz que muitas empesas reestruturaram suas forças de trabalho devido a mudanças econômicas e políticas nos últimos meses. Há menos contratação de funcionários de RH em nível de especialista e são buscados profissionais com mais experiência em alta e média gerência.
Além da experiência e bom nível de preparo em geral, o novo funcionário de RH deve trazer habilidades como pensamento estratégico, perfil generalista e foco em compensação e benefícios.